Notícias

Morre José Maria Pires, o Dom Zumbi

Foto: http://www.jornaldaparaiba.com.br
O Centro de Estudos Bíblicos, CEBI, agradece a Deus pela vida de testemunho e de profecia de Dom Zumbi, que faleceu no domingo, 27 de agosto, aos 98 anos.

Dom José Maria Pires tinha 70 anos de ordenação sacerdotal, era o arcebispo emérito da Paraíba. Ele era o bispo mais velho do Brasil e o primeiro bispo negro do país.

Em nota, a Arquidiocese da Paraíba lamentou o falecimento do religioso.
Porém, ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento de dom José.

Dom José Maria morreu neste domingo, em Belo Horizonte, após complicações causadas por uma pneumonia.

Dom José Maria Pires

O arcebispo teve atuação na defesa dos direitos humanos durante o período de ditadura militar (1964-1985), também intercedeu em conflitos de terra na Paraíba e lutou contra a discriminação e o racismo.

A igreja perde, neste domingo em que comemoramos o Dia do Catequista, um grande pastor. Dom José foi um dos catequistas mais ativos e humildes à frente do seu rebanho, e que soube impor a sua voz, sempre que necessário, em defesa dos menos favorecidos“, disse o arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Manoel Delson.

Biografia

Nascido em  15 de março de 1919 no distrito de Córregos, região Central de Minas, Pires ficou à frente da Arquidiocese de 1966 a 1995.

Segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, ele tinha 70 anos de ordenação sacerdotal e 60 anos de episcopado.

Filho de Eleutério Augusto Pires e Pedrelina Maria de Jesus, entrou para o seminário em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, aos 12 anos. Foi ordenado sacerdote em 20 de dezembro de 1941, e recebeu a ordenação episcopal em 22 de setembro de 1957.

Seu lema episcopal: Scientiam Salutis (A Ciência da Salvação).

Confira o texto da Deputada pelo PSOL, Luíza Erundina, sobre a morte do bispo.

Fonte: Nota do CEBI com informações do site Diários Associados DA.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×