Notícias

Maio Laranja: compromisso permanente com a proteção integral e afirmação de direitos das crianças e adolescentes

“Deixem vir a mim as crianças, adolescentes  e as juventudes e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence a todas as pessoas que são semelhantes a elas”.

(Evangelho de Mateus 19.14 – versão com inclusão)

A mobilização nacional pelo fim do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes foi pensada a partir do 1º Encontro da rede global ECPAT Brasil. A sigla, em inglês, é uma abreviação para End Child Prostitution and Trafficking, cuja tradução dá nome à esta ação.

O evento, realizado em 1998, em Salvador (BA), reuniu cerca de 80 organizações da sociedade civil e organizações governamentais, sendo promovido pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA).

A escolha da data faz menção ao dia 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas 8 anos de idade, foi sequestrada, abusada e assassinada na cidade de Vitória (ES). Mesmo com grande repercussão por parte da mídia, os criminosos nunca foram condenados.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes  foi oficializado a partir da Lei Federal 9.970, de maio de 2000. As diversas ações em torno dessa campanha, também conhecida como “Maio Laranja”, buscam preservar a memória de Araceli, afirmando o compromisso e a responsabilidade da sociedade brasileira na promoção e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Desta forma, são desenvolvidas atividades de sensibilização e conscientização para que não se perpetue a impunidade e a invisibilidade dos casos. Desde 2010, durante ações de visibilidade da campanha com o slogan “Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes” uma flor amarela, que remete aos desenhos da primeira infância, passou a ser símbolo da campanha. O desenho busca promover maior proximidade e identificação com a causa.

Assim como no caso da violência doméstica contra mulheres, pessoas idosas e pessoas com deficiência, o abuso sexual de crianças e adolescentes vem sendo potencializado no período de isolamento social por conta pandemia de Coronavirus (COVID-19).  Trata-se de uma violação de direitos velada e de difícil identificação, sendo subnotificada em decorrência da bolha que se cria em volta da vítima e do abusador, na maioria das vezes alguém da própria família.

 

Em 2020 celebramos os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os 20 anos do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes.  O momento não é de comemoração. É de muita luta, de reafirmação, tanto da importância desses marcos históricos como da necessidade de aplicabilidade das políticas públicas voltadas para a garantia de direitos, e de fortalecimento dos conselhos tutelares e das organizações que desenvolvem trabalhos socioassistenciais.

Várias instituições diaconais que integram a Rede de Diaconia da IECLB estão inseridas nesse grupo e realizam ações voltadas para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Essas organizações têm o compromisso de atuar no campo da resposta às políticas públicas e incidência política, honrando o mandato diaconal de vida digna e com justiça de gênero para todas as pessoas.

A Fundação Luterana de Diaconia (FLD), através da metodologia diaconal Nem Tão Doce Lar propõe espaços de debate, formação e sensibilização sobre o tema violência doméstica e familiar, com vistas ao fortalecimento das redes locais de apoio, no enfrentamento a todas as formas de violência em âmbito doméstico e familiar. O abuso sexual de crianças e adolescentes configura uma das formas mais cruéis de violação de direitos. A metodologia contempla espaços de formação, mobilização de grupos e de organizações e montagem de cenários que remetem a uma casa, com sinais sutis das violências existentes nesse contexto. Um dos cenários é quarto das crianças, onde são apresentados vestígios que auxiliam as pessoas visitantes a identificarem as pistas, como também materiais com telefones e contatos para onde podem ser encaminhadas as denúncias, como o Disque 100 e Conselhos Tutelares.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×