Jovem, mulher, teóloga e feminista: Pamela Santos realiza pesquisa sobre Teologia Pastoral em seu mestrado pela PUC-SP
Formada Bacharel em Teologia em 2014, Pamela Santos agora é mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em sua dissertação de mestrado irá abordar o campo ligado a juventudes e os processos de evangelização em grupo. Para realizar o estudo, a teóloga está buscando jovens ativistas e participantes de grupos de evangelização, que possam colaborar, respondendo a pesquisa.
Com o título de “Juventude e Puebla: aspectos teológicos pastorais no Vale do Paraíba”, o objetivo da pesquisa é recolher dados e informações sobre como acontece a evangelização da juventude em grupos de jovens, independente da vertente pastoral (PJ, RCC, Novas Comunidades, Grupos Paroquiais, etc.).
As respostas obtidas pelo formulário servirão para o estudo e aprofundamento do tema durante a dissertação de mestrado em Teologia Pastoral. Outra parte da pesquisa será feita com entrevistas presenciais e levantamento bibliográfico.
A Juventude quer falar!
Ao focar no tema da juventude, Pamela abre caminho para um campo de grande ativismo e militância, mas que ainda enfrenta obstáculos para garantir autonomia e espaço de fala em entidades ecumênicas mais consagradas. O que a aluna da PUC-SP deseja suscitar, ao trazer essa pesquisa, é o espaço de empoderamento da juventude por meio do trabalho pastoral e teológico.
Confira o convite da Pamela para responder a pesquisa:
Conto com você para pensarmos propostas concretas a favor da evangelização integral da juventude!
Aqui > responda o formulário: Pesquisa de Campo – Evangelização da Juventude.
Um compromisso com as mulheres
Além do trabalho voltado para a juventude, Pamela também é ativista e pesquisadora da questão da mulher na religião e no feminismo.
Já participou de apresentações de trabalhos com temas como: “Teologia Feminista: uma corrente de libertação e promoção do sagrado”, que discutia a atuação feminista no espaço acadêmico.
Outro trabalho compartilhado pela jovem teóloga é o subsídio online sobre Mariologia e Feminismo. A intenção foi de colaborar com a discussão do tema em grupos de base, fortalecendo o diálogo, e na esperança de que “a cada dia possamos viver uma fé mais madura e coerente”, como registra Pamela ao divulgar o trabalho em sua página nas redes sociais.
Acesse > Roteiro para encontros de grupo de base: Mariologia e Feminismo
–
Fonte: Assessoria de Comunicação do CEBI, 15/09/2017.