Notícias

Há 34 anos morria o Papa Paulo VI

No dia 6 de agosto de 1978, às 21h40min, morria o Papa Paulo VI na residência de verão de Castel Gandolofo. Passados 34 anos, sua memória e sua herança seguem vivas. Espera-se que seja levado aos altares o Pontífice que concluiu o Concílio inaugurado, há 50 anos, por seu predecessor, João XXIII, e afrontou a crise dos anos sessenta na Igreja.

Paulo VI foi o primeiro papa que visitou a América Latina. Ele abriu a II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano – CELAM, em Medellín, em 1968. Em 1967, publicara a importante enciclica Populorum Progressio, uma releitura da Constituição Pastoral Gaudium et Spes, emanada do Concílio Vaticano II, para os países do então chamado "Terceiro Mundo". A Populorum Progressio, na esteira do Vaticano II, foi o documento que subsidiou a Conferência de Medellín.

No seu testamento ele diz:

"Ante a morte e a separação total e definitiva da vida presente, sinto o dever de celebrar o dom, a riqueza, a beleza e o destino desta mesma existência fugaz: Senhor, te dou graças porque me chamaste à vida e, mais ainda, porque me fazendo cristão me regenerastes e destinaste à plenitude da vida".

Nas disposições concretas, ele escreve no testamento:

– "Quanto às coisas deste mundo quero morrer pobre e, desta maneira, simplificar tudo".
– Quanto aos funerais: sejam devotos e simples. (Não se use o suporte que se usa nas exéquias pontifícias. Substituam-no por algo humilde e decoroso).
– O túmulo: desejo que seja na terra mesmo, como um modesto sinal, que indique o lugar e convide à piedade cristã. Não quero nenhum monumento.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×