Notícias

Em defesa do CIMI, dos povos indígenas e na luta pela CPI do Genocídio!

Em defesa do CIMI
Movimentos sociais e sindicais seguem unidos na luta contra a CPI do CIMI e exigindo investigações sobre o genocídio dos povos indígenas.

Na segunda reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), que acontece nesta terça-feira (6), às 14h30, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, os movimentos sociais e sindicais, vem através desta nota pública, mais uma vez, manifestar seu total repúdio a essa absurda tentativa de criminalização de uma organização que merece nosso total respeito e que ao longo de sua história vem realizando um importante trabalho na defesa dos direitos dos povos indígenas do Brasil.

Em 1972, religiosos e leigos, inspirados pela Conferência de Barbados, criaram o CIMI, organização vinculada à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), com a missão de garantir que os povos indígenas permanecessem em suas terras e vivessem conforme a sua própria cultura, modos e costumes. A sua atuação missionária, conferiu um novo sentido ao trabalho da igreja católica junto aos povos indígenas.

A proposta do Conselho é clara: o missionário deve inculturar-se, ou seja, passar a viver junto aos indígenas conforme os costumes dos povos. Não mais o missionário levaria Boas Novas aos povos; ao contrário, o missionário traria as Boas Novas dos povos para a sociedade envolvente e para a Igreja. Mais do que isso: o missionário faria o anúncio destas vidas em busca do Bem Viver ameríndio e denunciaria tudo o que afligisse tais comunidades ou atentasse contra os seus direitos humanos e sociais.

Em plena ditadura militar, em seu período mais cruel e cercado de ufanismo, o CIMI passou a ser um inimigo do governo autoritário, o que não foge muito a regra do atual momento que estamos passando em Mato Grosso do Sul, tempos difíceis, que nos fazem lembrar e muito da repressão ditatorial.

Na época da Ditadura o CIMI organizava as Assembleia Indígenas. Foram mais de uma dezena, até os anos 1980. A ideia era que as lideranças se conhecessem e partilhassem os problemas, denúncias e culturas. Este pode ser considerado o embrião do movimento indígena nacional, em luta por direitos coletivos. O processo desemboca na redemocratização e na batalha da Constituinte, onde os povos saem vitoriosos com os artigos 231 e 232. De 1988 em diante a luta passa a ser pela demarcação das terras indígenas e consolidação dos direitos humanos e sociais.
Lá se vão 43 anos de atuação desta importante organização junto aos povos indígenas de todo o país, contando com os grupos em situação de isolamento voluntário, os índios livres, do Oiapoque ao Chuí. O Cimi já teve integrantes assassinados, como no caso de Vicente Cañas, morto em 1987 por fazendeiros na Terra Indígena Enawenê-Nawê, no Mato Grosso, além de dezenas de ameaças, emboscadas, agressões e detenções.

A perseguição a organização em Mato Grosso do Sul é só mais uma neste anos todos de história e nós, dos movimentos sociais e sindicais, temos a certeza que esta CPI possui uma única intenção, que é a de impedir que os direitos constitucionais indígenas sejam cumpridos. A Comissão vem para desviar a atenção dos crimes e da violência praticada contra os povos nativos e, dessa forma, impedir a demarcação e o respeito aos territórios indígenas.

Nos últimos 12 anos, ao menos 585 indígenas cometeram suicídio e outros 390 foram assassinados em MS. O estado tem 23 milhões de bovinos que ocupam aproximadamente, coincidentemente, também, 23 milhões de hectares de terra, isso quer dizer 1 hectare por animal. Enquanto isso, com a morosidade e a paralisação dos processos de demarcação, os cerca de 45 mil Guarani Kaiowá, continuam espremidos em apenas 30 mil hectares de suas terras tradicionais.

Neste sentido, unidos, cobramos que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul também instaure uma Comissão Parlamentar para investigar o genocídio dos índios no estado e reiteramos o nosso apoio ao CIMI e a todos os nossos irmãos e irmãs indígenas, que batalham dia a dia, para conseguir a demarcação de seus territórios, na busca por uma vida mais digna e humana.

Campo Grande, MS, 06 de outubro de 2015.

– Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.
– Central Única dos Trabalhadores – CUT.
– Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE.
– Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul – FETEMS.
– Coletivo Terra Vermelha – CTV.
– Movimento de Luta Camponesa pela Reforma Agrária – MCLRA.
– Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de MS – Fetagri.
– Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – CEBI.
– Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares – RENAP.
– Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares – CEDAMPO.
– Tribunal Popular da Terra – TPT.
– Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU.
– União da Juventude Comunista – UJC.
– Partido Comunista do Brasil – PCdoB.
– Partido Comunista Brasileiro – PCB.
– Conselho Terena.
– Movimento das Mulheres Camponesas – MMC.
– Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza Tupã y – CDDH.
– Irmãs Catequistas Franciscanas.
– Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região.
– Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social – SINTSPREV/MS.
– Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul – PT/MS.

‪#‎ContraaCPIdoCIMI‬ ‪#‎CPIdoGenocídioJá‬ ‪#‎SomosTodosIndígenas‬!!!

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×