Notícias

Dilma reeleita. Mas nosso voto não é um cheque em branco.

Dilma reeleita. Mas nosso voto não é um cheque em branco.

Tendo em vista o resultado das eleições presidenciais realizadas no dia 26/10, o CEBI expressa publicamente:
– seu respeito à opinião de cada brasileiro e cada brasileira;
– seu compromisso com a necessidade do fortalecimento da democracia;
– seu compromisso de continuar cobrando as mudanças estruturais de que o Brasil necessita, entre as quais se destacam: a reforma política, a reforma agrária, o respeito aos direitos dos povos indígenas e quilombolas, a auditoria das dívidas externa e interna e o imposto progressivo sobre grandes fortunas.

Transcrevemos a seguir o artigo de Ivo Lesbaupin.

O dilema que se colocava para o segundo turno não era se devíamos votar em Aécio ou em Dilma. É evidente que não queremos a volta das políticas neoliberais "puras", como as que o PSDB defende: Estado mínimo, privatização de estatais e de serviços públicos, desinvestimento em saúde e educação públicas, priorização dos interesses do capital financeiro. Estamos lutando contra estas políticas desde 1994. Temos de reconhecer que os governos do PT – Lula e Dilma – revalorizaram o Estado, fizeram um pouco mais de investimento em saúde e e educação, aumentaram o salário-mínimo acima da inflação e investiram em programas de transferência de renda para as camadas extremamente pobres. Do que resultou melhoria evidente das condições de vida das classes populares. Então, se compararmos os dois projetos, a balança positiva pende para o lado dos governos do PT.
 

O problema é que, além destas boas políticas – que nós apoiamos e continuaremos a apoiar -, tais governos mantiveram e deram continuidade a algumas políticas fundamentais de FHC. "O que temos visto desde os anos 1990 e particularmente desde 1999 – quando o tripé do câmbio flutuante/metas de inflação/metas fiscais passou a ser uma exigência do FMI – é, a rigor, uma política de controle inflacionário, baseada na abertura financeira e comercial" (“Paradoxos”, artigo de Paulo Passarinho, economista, Correio da Cidadania, 18/10/2013).

O pagamento da dívida pública e de seus juros, que leva quase metade do orçamento para os mais ricos – não mais do que um milhão de pessoas – é ainda a prioridade do governo Dilma, como foi de Lula. A única reforma estrutural que foi feita, a reforma da previdência do setor público, é uma reforma tipicamente neoliberal (tinha sido tentada pelo governo FHC, mas o PT tinha barrado). A aliança com o agronegócio, iniciada no segundo mandato de FHC, foi mantida e ampliada nos governos Lula e Dilma. A submissão aos interesses das grandes empreiteiras nos megaprojetos – de que Belo Monte é apenas um exemplo – permaneceu e se ampliou.

A política de aumento do salário-mínimo permite um aumento real, no entanto estabelece um limite máximo de tal forma que levará décadas para chegar ao valor proposto pelo DIEESE (valor pelo qual o PT lutava quando era oposição). Garante um pequeno aumento todo ano e é só, nunca possibilitará um salto. As privatizações voltaram, e nenhuma das anteriores foi revista. A grande mídia é de direita, sim, mas o governo Dilma nada fez pela democratização dos meios de comunicação: se tivéssemos uma lei regulando estes meios, poderíamos ter outros órgãos de comunicação, trazendo outras visões que há na sociedade e promovendo o debate. Quem aceitou a permanência do atual oligopólio foi o próprio governo.

Os grandes grupos econômicos, para garantir seu voto a algum candidato, fazem exigências de concessões. Os candidatos, frequentemente, cedem, para conseguir se eleger.

Nós também temos exigências, nosso voto não é um cheque em branco. Não são exigências individuais, são exigências programáticas, para atender aos interesses da maioria do povo brasileiro. Aquele que quer o nosso voto precisa garantir que vai atendê-las.

Assim, para que o voto em Dilma no segundo turno tenha sentido, é preciso uma tomada de posição da candidata:

– o governo mudará a política indigenista e defenderá os direitos dos povos indígenas, ameaçados pela ofensiva do agronegócio?

– o governo implementará a Auditoria da Dívida Pública, como manda a Constituição?

– o governo fará uma reforma tributária para que nosso sistema se torne progressivo?

– o governo interromperá as privatizações?

– o governo fará a reforma agrária?

– haverá uma legislação que acabe com o oligopólio dos meios de comunicação e garanta sua democratização?
– haverá uma moratória sobre os transgênicos? haverá controle e redução do uso de agrotóxicos?

– o governo adotará a meta do "desmatamento zero"?

– o governo mudará sua política econômica para responder aos problemas da grave crise ambiental que estamos vivendo?

– o governo cederá às reivindicações dos trabalhadores, como a redução da jornada de trabalho (sem redução de salário) e o fim do "fator previdenciário"?

Estes compromissos são fundamentais para que o programa de governo da candidata seja essencialmente diferente do programa de governo do PSDB.

* Ivo Lesbaupin é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e coordenador da ONG Iser Assessoria, do Rio de Janeiro.

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×