“Prefiro os que criticam, porque me corrigem
Aos que me elogiam, porque me corrompem”.
(Santo Agostinho)
O Conselho do CEBI Paraná se reuniu na Chácara do Pastor Acir e de sua Amada Maria Nair, na cidade de Ponta Grossa, no dia 30 de novembro de 2024, para avaliar sua caminhada em 2024 e projetar luzes para 2025. Inspirados nos férteis ares vindos da XXIII Assembleia Nacional, sobretudo na rica reflexão proposta pelo texto inspirador, cuja fonte é a passagem do Livro dos Atos dos Apóstolos (At 8,26-40), nós ousamos dialogar.
Com as presenças das sub-regiões de Curitiba, que trouxe também o professor e músico do CEBI Colombo Valdir Nunes; das sub-regiões de Maringá e Umuarama, sob as bênçãos do Pastor Presbiteriano, Acir, membro histórico do CEBI e testemunha viva deste quase meio século de história do CEBI, refletimos sobre nossa caminhada. A sub-região de Londrina não pôde participar, mas justificou e esteve em sintonia conosco; a sub-região de Foz do Iguaçu, cancelou a viagem às vésperas devido à uma mudança na programação que reduziu o encontro para apenas um dia. Devido à distância e o cansaço, concordamos que seria prudente cancelar a vinda da Luci Andreghetti, que esteve espiritualmente presente, com seu destacado carisma evangelizador. A sub-região de Medianeira vive um processo de desmobilização neste pós-pandemia e hoje é um de nossos principais desafios. Guarapuava, uma sub-região em processo de organização, embora tão pero, também não pôde participar e justificou.
A partir da reflexão sobre a leitura de (Atos 8,26-40) e dos sete movimentos hermenêuticos propostos pela equipe do CEBI que preparou a XXIII Assembleia, jogamos um pouco de luz sobre a nossa prática no CEBI-PR. autoavaliação, autocrítica e a certeza de que juntos e juntas e, sobretudo, com os vínculos de fraternidade e pertencimento fortalecidos, seremos mais fortes e o CEBI será mais profético. Nenhum e nenhuma de nós é mais do que nós todos juntos e comprometidos com a comunhão de luta iluminados pela Palavra. Não pode haver separação hierárquica entre financeiro e pedagógico, antes, precisamos nos desapegar da pretensão de sermos donos/donas da verdade. Temos que por questão ética e cristã, sobretudo, a partir dos ensinamentos do Evangelho, acreditar e confiar nas novas lideranças e nas pessoas que recebem funções específicas. Apoiá-las sem subjugá-las; orientá-las sem doutriná-las; recorrendo a William Shakespeare, “Dar a mão se acorrentar a alma”. Afinal, a nossa identidade é Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos.
Ao final do dia, plantamos uma muda de Bougainvillea na chácara do Pastor Acir, que ele havia providenciado com essa finalidade. Refletimos sobre a Ecologia Integral como um desafio irrenunciável para o CEBI-PR. Assim, como consequência desses momentos, comprometemo-nos a contribuir na busca de uma Conversão Ecológica. Estaremos com a Pastoral da Ecologia Integral que já tem um rosto e um jeito de caminhar no Regional Sul2 e com as Comunidades Eclesiais de Base – CEBs que farão em 2026, na Arquidiocese de Curitiba, o Nono Encontro Intereclesial do Regional Sul2, com o tema: “CEBs: Fortalecendo a Caminhada Sinodal no Cuidado da Casa Comum” e com o lema: “Caminhavam Juntos, Partilhavam o Pão e Perseveravam nas Orações e no Bem-Viver”. (cf. At 2,42). Agendamos, por fim, com a proposta de Marina Andreo e com a ressalva de Jair Silva, para o final de semana de 22 e 23 de fevereiro, uma Assembleia Organizativa e Eletiva para a sub-região de Maringá. Sobretudo, almejamos reconhecer e valorizar as diferenças e fortalecer os vínculos de fraternidade. Como diz William Shakespeare, “Com o tempo descobrimos que não precisamos mudar de amigos se entendermos que os amigos mudam”. Desejamos a toda a família do CEBI-PR, aos seu familiares e aos nossos parceiros e parceiras, irmãos e irmãs de caminhada, um Feliz Natal e um Ano de 2025 repleto de lutas coletivas, de marchas democráticas e de conquistas libertárias. Concluo este textinho com o ensinamento freireano que partilhei na XXIII Assembleia e no nosso encontro em Ponta Grossa, que diz, ”O “eu” é sempre precedido por um “nós”. E acrescento, nenhum eu sobrevive sem que um nós lhe suporte. Somos seres da interdependência.
Curitiba, 07 de dezembro de 2024.
Abraço Fraterno,
João Ferreira Santiago.
Teólogo. Poeta e Militante.
Coordenador do CEBI-PR.
Conselheiro Eleito na XXIII Assembleia.
Doutorando em Teologia pela PUC-PR