Notícias

Denúncias de discriminação racial aumentam e expõem problema

Denúncias de discriminação racial aumentam e expõem problema

Hoje é lembrado o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Apesar das iniciativas de combate ao crime, a extinção do racismo parece distante. Apenas nos três primeiros meses deste ano, o Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED), do Ministério Público do DF (MPDFT), ofereceu 25 denúncias contra autores de injúria racial. Em nove delas,  utilizou-se a expressão "macaco". De 2014 para 2015, o número de denúncias   aumentou 87%, saltando de 48  para 90 ocorrências.

Segundo o MPDFT, dos 90 registros feitos em 2015, 87 eram casos de injúria racial (quando o indivíduo é ofendido) e três de racismo (quando toda uma raça é insultada). Esse volume e a diferenciação, segundo o promotor de Justiça Libanio Rodrigues, são fruto de um trabalho realizado ao longo dos anos com o objetivo de agregar conhecimentos. “O racismo é uma doença social. O que nós podemos afirmar é que, hoje, no DF, há um MP preparado para atuar contra esse tipo de crime execrável”, afirma.

Conscientização

Diante da evolução nos últimos anos com relação ao tema, salienta o promotor,   “o agressor não fica em uma posição confortável”. Além responder pelo crime, entre as obrigações, o NED incluiu a participação em um curso de conscientização contra o racismo.

“Isso tem se mostrado bastante efetivo. Muitas vezes, o agressor tem o hábito de xingar as pessoas e não percebe a gravidade. Neste curso, as pessoas percebem práticas da vida inteira”, diz Rodrigues.
Saiba mais
 
O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial faz homenagem a vítimas do exército sul-africano, que, em 1960, matou 69 e feriu 186 pessoas das 20 mil que protestavam contra a Lei de Posse — negros tinham de portar cartões de identificação e especificar os locais por onde transitavam. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas.
Por volta de meio-dia de hoje, na Estação Central da Rodoviária do Plano Piloto, será assinado  termo de cooperação para capacitar os funcionários do Metrô sobre a temática.  O objetivo é que eles saibam como agir nesses casos.
 
Legislação prevê prisão de agressor

A pena para   racismo é diferente da de injúria racial. O primeiro caso é considerado inafiançável e imprescritível, e o acusado pode ficar recluso de dois a cinco anos. Já no segundo, a condenação prevê prisão de um a três anos e multa. “No   registro da ocorrência, o delegado   faz a classificação”, destaca o promotor   Libanio Rodrigues.
 
Para a nutricionista Bruna de Oliveira, 25 anos, o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial é importante principalmente porque a segregação racial ainda é negada. “Falta disposição em debater, em falar sobre o assunto. Parece que estamos ofendendo quando queremos falar de discriminação”, avalia a jovem.
 
Já na avaliação do estudante de medicina José Alberto Souza,  21 anos, o racismo existe, mas não é “tão gritante como já foi”. “É sútil agora. E  depende muito de cada pessoa. Como ela encara alguns comentários e até piadas. O pretexto da discriminação é fixo, mas o sentir varia de pessoa para pessoa”.
 
Contudo, a colega de José, Luíse de Assis, 20, acredita que o problema é grave e qualquer tipo de comentário ou piada deve ser extinto. “A gente começa a achar que é normal, mas não é. As piadinhas, expressões discriminatórias, devem ser banidas. As pessoas precisam parar para pensar”, aponta.
 
Como denunciar
 
Segundo o MPDFT, para denunciar   injúria racial ou racismo, a vítima pode prestar queixa na delegacia, usar o disque-denúncia (124) ou recorrer à ouvidoria do órgão.
 
É importante reunir elementos suficientes para que o autor seja denunciado. “Tome nota da situação, procure a ajuda de possíveis testemunhas e identifique precisamente o agressor”, indica o MPDFT.
 
Em caso de lesão corporal, fazer   exame de corpo de delito (mediante boletim de ocorrência) é indispensável.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×