O CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), entidade de caráter ecumênico sem fins lucrativos, vem a público denunciar o desmantelamento da FAIND (Faculdade Intercultural Indígena).
Fruto da conquista de décadas de luta dos Povos Guarani e Kaiowá, funcionando como organismo integrado à UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), a FAIND vem sofrendo o corte da quase totalidade de seus recursos financeiros. A atual política do governo federal, reproduzida pelo interventor da UFGD, tem por objetivo a inviabilização da política educacional indígena, bem como da Educação.
Além se ser um retrocesso no campo educacional, o desmantelamento da FAIND é mais um elemento da política de extermínio dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Tendo em vista que a referida Faculdade também abriga o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, além da comunidade indígena, jovens moradores/as de assentamentos e comunidades rurais correm o risco de ver podada a oportunidade de acesso à educação inclusiva.
Exigindo respeito às comunidades tradicionais e à pluralidade multiétnica, o CEBI se solidariza à luta de professoras, professores e estudantes indígenas e conclama a sociedade para que pressione os órgãos competentes de forma a assegurarem a continuidade da FAIDG e de seus projetos educacionais.
Campo Grande, 26 de maio de 2022.
A Coordenação do CEBI-MS