Notícias

Celebremos a Vida e Missão de Luís Sartorel

Há cinquenta anos, o  jovem Pietro Luís Sartorel foi ordenado sacerdote na Diocese de Bolzano, na cidade de Bressanone. Hoje, celebramos a sua vida, missão e compromisso.  Anos de vida consagrada e dedicada ao Evangelho do Reino, de ação evangelizadora com os pobres e de uma Igreja como fermento de uma nova sociedade. Muitas memórias e lembranças do seu caminho como sacerdote e paixão pelo povo e pela Missão.

Da Itália para o Brasil. Seus primeiros dez anos de atuação no Brasil foram em Santa Maria da Vitória – BA, Diocese de Bom Jesus da Lapa. De 1977 a 1987, sua atuação pastoral e eclesial, o conduz como assessor da Pastoral da Juventude do Meio Popular no Regional NE 3 da CNBB. Nestes anos tem as suas primeiras aproximações com o CEBI através das “Cartas de Frei Carlos Mesters a Maria Emília”.

Sua paixão pela Palavra e o ardor missionário, leva-o para os rincões de Jussara, diocese de Goiás e na Arquidiocese de Fortaleza, nas áreas pastorais de Genibau e Tancredo Neves, na formação teológica no Instituto de Ciências Religiosas (ICRE) e do Instituto Teológico Pastoral (ITEP) e na formação das lideranças, pastorais e movimentos pelo Curso de Verão.  Em 1992 inicia a sua atuação na articulação e coordenação do CEBI em Fortaleza/CE e participação em programas do CEBI no âmbito nacional.

Seus estudos da Bíblia foram marcados pelo compromisso com a formação de lideranças na dimensão ecumênica, da educação popular e da espiritualidade da libertação. Seu engajamento no Centro de Estudos Bíblicos – CEBI tem longo caminho de ternura e amorosidade, de identidade e pertença, de abertura ecumênica e compromisso com as periferias.

O Conselho Nacional do CEBI e todas as pessoas que andam pelos trilhos da Leitura Popular da Bíblia agradece a Deus pelo dom da Vida e Missão de Luis Sartorel.  Que as Deusas e os Deuses iluminem os seus passos e dê forças para permanecer no seu compromisso de amor. Continue a ler a Bíblia em voz alta e popular. Continue a derramar a água da Bíblia nas periferias de Fortaleza e na terra seca do povo do Ceará. Continue a jogar terra da vida nas páginas e narrativas da Bíblia. Continue a ler a Bíblia na vida para superar as leituras fundamentalistas.

Nosso abraço, orações e beijos como irmãs, irmãos, filhas e filhos no caminho do Evangelho.

Conselho Nacional do CEBI

Nenhum produto no carrinho.