Antes de tudo, convém destacar que o projeto conta com a colaboração voluntária importantíssima e valorosa de pessoas facilitadoras do CEBI pelo Brasil.
Neste encontro, para o tema das Hermenêuticas, contamos com a assessoria da teóloga luterana Kathlen Luana de Oliveira. Quanto à sessão sobre o Ambiente Virtual, tivemos a colaboração de Maria de Lurdes e José Ivaldo, professores da UCB. Num terceiro momento, fizemos a avaliação da caminhada do CEBI Virtual e definimos os passos com vistas à elaboração do plano de ação para o próximo triênio.
Fazendo memória
O CEBI Virtual é uma das iniciativas do CEBI – Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos para continuar cumprindo sua vocação política de ser espaço de formação e articulação para que a vontade de Deus seja “feita na terra assim como é no céu” e para que o “pão nosso de cada dia” não seja violência, exclusão, fome e desumanização.
Este projeto do CEBI já acontece desde 2012. A proposta é dar prioridade para Hermenêuticas Bíblicas. Já aconteceram, durante os anos de 2012 e 2013, duas edições do Curso de Hermenêuticas Juvenis, através do estudo dos Evangelhos com os temas de Saúde, Violência de Gênero, Intolerância Religiosa e Ecologia/Meio Ambiente, cada um destes conectado com um dos Evangelhos.
Em 2013, também foi realizada uma experiência com as lideranças da Pastoral da Criança da Igreja Católica Romana com o estudo do Evangelho de João e a Comunidade e Espiritualidade Bíblica para Agentes de Pastoral.
Para o ano de 2014, optamos por organizar dois Fóruns de Estudo e Debates sobre Espiritualidades dos Povos Originários e a Cultura do Bem Viver (Sumak Kawsay) e Violências contra Mulheres e Meninas e Leitura Feminista da Bíblia.