Nos dias 15, 16, 17, 23 e 24 de novembro de 2024, o Centro de Estudos bíblicos-CEBI realizou a sua a 23ª Assembleia Geral Ordinária O encontro aconteceu de forma virtual, pela plataforma Zoom, e contou com a presença das pessoas associadas, das representantes dos estados, membras do Conselho Nacional 2021-2024 e convidadas, todas comprometidas com a missão de refletir e agir pela transformação social a partir da leitura bíblica libertadora.
Um dos iniciadores do CEBI, Frei Carlos Mesters esteve presente e trouxe consigo a memória das pessoas que estavam com ele no princípio, como Ir. Agostinha de Mello, pastor Jether e Lucilia Ramalho e o Pastor Iranildes. Frei Carlos afirmou que olhando a foto da criança nascida há 45 anos atrás e da pessoa adulta que o CEBI se tornou, ele reconhece a mesma pessoa, a mesma essência.
A assembleia teve a assessoria do Instituto Fonte para Desenvolvimento Social, nas pessoas de Saritta e Suzany, juntamente com uma equipe do CN, orientaram os processos de construção da memória, reflexão, avaliação e deliberar pautas estratégicas para o futuro da organização.
Principais destaques da Assembleia:
- Homologação dos Relatórios de Atividades dos Serviços e do Conselho Nacional do CEBI: relativos ao período de 2021 a 2024, além das contas de 2021.
- Apresentação das reflexões das regiões acerca do tema da assembleia e do texto motivador.
- Construção de ideias, caminhos, possibilidades para o próximo triênio, a partir das reflexões trazidas pelas regiões, que por sua vez foram colhidas nos estados e aprofundadas pelas pessoas participantes da assembleia.
Nova Direção Nacional (2025-2027):
- Adriana de Amorim Fernandes, Administradora, de Salvador/BA;
- Erivaldo José da Silva, Médico Veterinário, de Campinas/SP;
- Regina Maria de Almeida Nagy, aposentada, de São Paulo/SP.
Representantes dos estados por por região: foram aclamadas com o referendum da assembleia, reforçando o compromisso do CEBI com uma gestão descentralizada e participativa. O conselho passa a ser composto desta forma:
- Norte: Vagna Andrade da Silva (titular) e Euraldina Vieira dos Santos (suplente);
- Nordeste: Zélia Cristina Pedrosa do Nascimento (titular) e Nathália de Souza Teixeira (suplente);
- Sul: João Ferreira Santiago (titular) e Marina Marques Ribeiro Andreo (suplente);
- Centro-Oeste: Francisca Araújo Feitosa Neta (titular) e Alex Sandro Pereira da Silva (suplente);
- Sudeste: Frederico Reis da Costa (titular) e Eliete Maria Rosa (suplente);
- Amazônica: Atílio Dalla Costa Battistuz (titular) e Maria Nazaré Tobias da Silva (suplente).
Eleição do Conselho Fiscal: O Conselho Fiscal será composto por:
- Dilma de Oliveira Leão, Pará;
- Alex Sandro Pereira da Silva, Mato Grosso;
- João Mendes dos Reis Neto, São Paulo.
Próximos passos:
Reunião de transição entre o Conselho 2021-2024 e 2025-2027;
Construção do eixo prioritário, a partir das luzes emanadas na 23ª Assembleia Geral;
Assembleia Extraordinária a ser realizada no 1º semestre de 2025 para análise das contas de 2022 e 2023;
As pessoas eleitas assumem os mandatos com vigência até novembro de 2027. Durante a posse, a nova Direção Nacional destacou o compromisso com a missão do CEBI e agradeceu o apoio e a confiança dos associados;
O diretor Rafael Rodrigues da Silva encerrou a Assembleia ressaltando a importância da união e do engajamento das regiões na caminhada coletiva da organização. O CEBI segue firme em sua missão de promover a leitura popular da Bíblia, fortalecendo comunidades e inspirando a luta por justiça e solidariedade.
Acompanhe mais novidades sobre o CEBI em nosso site e redes sociais!