Nos dias 12 a 19 de maio, o CEBI-MS realizou em Campo Grande celebrações em alusão à SOUC – Semana de Oração pela Unidade Cristã. Foram quatro dias de muita oração, reflexão e partilha.
De forma virtual, na terça-feira (07 de maio), a celebração contou com a presença de líderes religiosos da Igreja Católica Apostólica Romana, Pastora Romi Bencke da Igreja Luterana, (secretária do CONIC), Pai Anderson do Terreiro Cacique Pirauê e cristãos de vários lugares do Brasil e do Uruguai, ao todo 46 pessoas. A noite foi marcada por alegria, oração e ricas partilhas da palavra de Deus. Romi falou-nos da importância de celebrarmos a busca da unidade num país como o Brasil, no qual existem muitos grupos de cristãos, indígenas, umbandistas, integrantes do candomblé e de tantos outros ritos. Muito maiores são as coisas que nos aproximam do que as que nos separam. A partir da reflexão do texto de Lc 10,27 “Amarás a Deus e ao próximo como a ti mesmo”, Pastora Romi lembrou-nos que o amor nos compromete com a outra pessoa. Precisamos fortalecer nossos laços, nos cuidarmos, estarmos atentas e atentos para escutar-nos e aprender a usar nossas forças. Com a tragédia do Rio Grande do Sul, circulam alguns vídeos feitos por pessoas que se dizem cristãs, falando sobre o ocorrido como castigo de Deus. Onde está o amor? Até onde eu consigo amar? O texto de Lucas nos ajuda com sua mensagem de amor, justiça, esperança e compaixão.
Na segunda (13), de forma presencial, a celebração aconteceu no Terreiro de Umbanda Cacique Pirauê. Éramos em torno de 60 pessoas. Com alegria e esperança, junto com irmãs e irmãos do Terreiro, da Igreja Anglicana e da Igreja Católica Apostólica Romana, renovamos o desejo de que a Unidade Cristã seja a nossa bandeira para “…ver um sonho bom acontecer”. Em duplas, colocando as mãos na bacia com água perfumada, fizemos em nossas mãos o sinal da cruz. Refletindo o texto bíblico (Lc 10,27) nosso irmão Amarildo, aqueceu nossos corações e provocou nossas práticas. Somos diversidades, não contrários, num caminho que nos leva ao mesmo Deus, é o amor que nos une. Finalizando nossa celebração compartilhamos um delicioso lanche.
“É bonita demais, é bonita, demais a mão que conduz a bandeira da paz!”
Terreiro Cacique Pirauê. 13.05.2024
No dia 15 nosso encontro foi na PAULUS. Momentos de ternura, aconchego. Com o canto: “Deus chama a gente pra um momento novo”, nos acolhemos trazendo a lembrança do símbolo da água e, em duplas nos ungimos com óleo nas mãos. Éramos 64 pessoas da Igreja Anglicana, Espíritas, Terreiro Cacique Pirauê e Católicas Romanas. Nosso irmão Edmilson ajudou a fazer memória da história da Semana de Oração. Reverenda Keila, da Igreja Anglicana, partilhou conosco a reflexão da carta aos Romanos 5,1-11. Somos chamadas e chamados a estarmos com Deus e com nossos irmãos e irmãs, permanecer firme na sua graça. Pensar em ecumenismo é restaurar laços e construir pontes.
Paulus. 15.05.2024
No domingo dia 19, fomos acolhidos/as na Igreja Anglicana, Católicos, membros do Terreiro Cacique Pirauê. Cantamos e recebemos a luz que nos aquece. Frei Gabriel colaborou conosco com o texto de Lc 10,25-29.
O momento de convivência e oração fortaleceu a nossa fé e renovou o desejo de que todas as comunidades possam estar orando pela Unidade Cristã.
“Nada te assuste, nem te perturbe, a quem tem Deus não falta nada. Nada te assuste, nem te perturbe, basta Deus, só Deus.
Igreja Anglicana. 19.05.2024
CEBI-MS