Notícias

Amai os vossos inimigos [Marcel Domergue]

Por suas palavras, seus comportamentos e sua vida, Jesus nos ensina o que é agora o cumprimento da Lei: «Ser perfeito como o Pai celeste é perfeito.» Não através de meticulosas e multiplicadas observâncias, mas duma ventania de liberdade: «Tudo é vosso, mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus», nos lembra Paulo.

A reflexão é de Marcel Domergue (+1922-2015), sacerdote jesuíta francês, publicada no sítio Croire, comentando as leituras do 7º Domingo do Tempo Comum, do Ciclo A (19 de fevereiro de 2017). A tradução é de Francisco O. Lara, João Bosco Lara e José J. Lara.

Eis o texto.

Referências bíblicas

1ª leitura: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Levítico 19,1-2.17-18)

Salmo: Sl. 102(103) – R/ Bendize, ó minha alma, ao Senhor, pois ele é bondoso e compassivo.

2ª leitura: “Tudo é vosso, mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus” (1 Coríntios 3,16-33)

Evangelho: “Amai os vossos inimigos” (Mateus 5,38-48)

 

A loucura de Deus

As palavras de Jesus, no evangelho de hoje, são um programa para nós. Ou, se quisermos, um ideal a não se perder de vista. Indicam uma concepção do mundo e da vida em contradição com o comportamento habitual da maior parte dos homens.

Jesus nos pede para sairmos do espírito do mundo: estais no mundo, mas não sois do mundo, conforme ele nos diz, no evangelho de João. As suas prescrições, que vão muito além da Lei aqui resumida sob a forma do talião, não são certamente para serem tomadas ao pé da letra.

Em João 18,22-23, quando um guarda deu-lhe uma bofetada durante o processo, Jesus não lhe ofereceu a outra face, mas perguntou-lhe: «Por que me bates?» Notemos que ele não se deixou levar pela cólera nem buscou vingar-se, mas remeteu o guarda a si mesmo, convidando-o a interrogar-se a respeito do seu comportamento.

Jesus não o julgou: encarregou-o de julgar-se a si mesmo. No evangelho de hoje, Jesus vai mais longe: pede que nos submetamos à vontade do outro, mesmo sendo esta uma vontade maldosa. Ele mesmo aceitará dar sua própria carne e o seu sangue, e pedirá para fazermos a mesma coisa, em sua memória.

Não pensemos imediatamente em martírio: quantos pais são levados a se submeterem às escolhas imprevisíveis dos seus filhos, quando estes se tornam adultos? E os esposos, então, em relação um ao outro? A cada instante somos convidados a dar a nossa vida, de um modo ou de outro, enquanto esperamos o dom último e definitivo.

A perspectiva da Paixão já estava presente no Sermão da Montanha, o primeiro discurso de Jesus, em Mateus. Assim, o final já está presente desde o início. E tudo o que vem em sequência irá apenas demarcar a sua caminhada até ao dom absoluto de si mesmo. Sabedoria de Deus que é loucura para os homens, como diz Paulo.

Como é Deus?

As maneiras de representar Deus de que dispomos são antropomórficas, ou seja, são tiradas do que vemos em nós mesmos, os humanos. É que o Todo Outro nos escapa. Atribuir, no entanto, a Deus o que vemos acontecer entre os homens não é de fato totalmente absurdo, uma vez que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus.

Sim, mas estamos em vias de terminar a nossa criação e, afinal, a única imagem autêntica que temos é o Cristo «Imagem do Deus invisível» (Colossenses 1,15). Ele é o homem perfeito, completo. Ele é que é «perfeito como o nosso Pai celeste é perfeito» (as últimas palavras do evangelho de hoje).

E eis que ele pede que nos unamos a ele aí mesmo, nesta perfeição da semelhança. Só, então, Deus será verdadeiramente o nosso pai, pois o que caracteriza a paternidade ou a maternidade é a semelhança (Gênesis 5,3). Assim, quando Jesus nos pede para sermos perfeitos como o nosso Pai é perfeito, está pedindo para irmos até ao fim da nossa humanidade.

Podemos retomar as recomendações que ele nos faz (não enfrentar quem é malvado, dar além daquilo que nos querem tirar, amar os nossos inimigos) sem perdermos de vista, contudo, que elas nos descrevem a própria «conduta» de Deus para conosco.

Temos aí quem pode e deve nos fortalecer. É a retomada de ânimo que precede e desencadeia a imitação. Temos de ser como Deus. Era este o projeto de Adão e Eva, deste «homem velho» que se mantém no fundo de nós mesmos. A não ser que este velho homem se engane a respeito de Deus. Escutemos o que dele nos diz o Homem Novo, o Cristo.

Fonte: www.ihu.unisinos.br, 17/02/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×