Entre os participantes, que pertencem a três diferentes denominações cristãs, encontram-se pessoas vindas de 15 estados brasileiros, além dos países Argentina e Nicarágua.
Claritza, de 32 anos, veio da Nicarágua para descobrir a Leitura Popular da Bíblia, que foi algo novo para ela. “A Leitura Popular da Bíblia é importante porque liberta toda a pessoa, dá um novo sentido à Vida e me anima a aprender para transmitir o que aprendi aos grupos e comunidades que estarei em missão”.
A troca de experiências também são momentos de reflexão no curso. José Luiz Possato Júnior partilhou com o grupo uma experiência pessoal que o ajudou a refletir sobre o papel do/a facilitador da Leitura Popular da Bíblia e os cuidados que se deve ter nesse processo, no sentido de estar atento/a até que ponto a facilitação provocou ou não mudanças de atitudes, relações humanas, valores e comportamentos: “Depois de uma manhã de facilitação, refletindo sobre 1Coríntios 11 (comunhão de mesa), onde ressaltei a importância da comunhão e a relação da comunhão, propus exercícios teatrais ao grupo. Estes consistiam em encenar em duplas, palavras aleatórias ditas pelo facilitador. Eis que ao pronunciar a palavra comunhão, todas as duplas encenaram o padre colocando a hóstia na boca do fiel ajoelhado”.
Nos primeiros dias deste quarto módulo, Edmilson Schinelo trabalha com o grupo a metodologia de Leitura Popular da Bíblia que, tal como Jesus, coloca as pessoas pobres como protagonistas na construção conjunta do saber a partir da vida e da Bíblia, com vistas a uma sociedade mais justa. Na sequência, Nancy Cardoso orienta o estudo sobre a Leitura Feminista da Bíblia, tendo em vista a vivência de relações de respeito e de igualdade, superando todas as formas de violência de gênero. Na segunda semana, inicialmente Obertal Ribeiro orienta a aproximação à Bíblia na ótica da negritude e, por fim, Iuri Reblin assessora o grupo no estudo na metodologia de Ensino Superior.
Já estão abertas as inscrições para uma nova edição do DABAR em 2017-2018. O prazo final para envio da documentação é 15 de novembro.