Entre os participantes, que pertencem a três diferentes dominações cristãs, se encontram pessoas vindas de 17 estados brasileiros e duas pessoas de Salta, na Argentina.
O objetivo fundamental deste curso é estabelecer uma ponte entre a Leitura Popular da Bíblia e a formação acadêmica. Em outras palavras, é empoderar com as contribuições da pesquisa acadêmica, a leitura libertadora da Bíblia, buscando formar quadros para melhor ajudar as comunidades no serviço à vida com a luz da Palavra.
Na segunda etapa da formação, em julho do ano passado, o foco foi o estudo do Primeiro Testamento, agora, as preocupações voltam-se para o Segundo Testamento.
Nos primeiros dias desta terceira etapa, Edmilson Schinelo trabalha com o grupo a vida histórica de Jesus de Nazaré, situando-a no contexto do mundo de então. Na sequência, Francisco Orofino orienta o estudo sobre as comunidades cristãs originárias e a produção literária que nos legaram, a fim de melhor viver nossa fidelidade ao projeto de Jesus. Sob a orientação do professor Verner Hoefelmann, a segunda semana será dedicada à Exegese do Novo Testamento.
O quarto módulo, que terá sua atenção voltada às hermenêuticas bíblicas, está previsto para julho deste ano. A partir de abril, estarão abertas as inscrições para uma nova edição do DABAR em 2017-2018.