De 17 a 19 de agosto de 2018, realizou-se no Centro Estigmatino de Pastoral, Brasília/DF, a Assembleia Nacional Extraordinária do Centro de Estudos Bíblicos.
Participaram 46 pessoas entre os/as associados/as, direção e conselho nacional, delegados/as dos estados e membros da secretaria nacional. Destacamos a presença de Fátima Nascimento, assessora do Escritório Ligação e Organização (ELO), que está assessorando o CEBI neste processo de restruturação.
Tema: Permaneçamos no amor!
Às 20 horas do dia 17 de agosto de 2018, após a apresentação de todos/as e acolhida, Rafael Rodrigues da Silva pela Direção Nacional acolheu a todos/as e indicou o direcionamento da nossa assembleia, propondo uma reflexão organizada em três dimensões, três direcionamentos e três perspectivas para a caminhada do CEBI, conforme segue:
Dimensões: leitura a serviço da vida; permanece no amor; olhar o CEBI enquanto identidade
Direcionamentos: colegialidade – poder partilhado; não ter receio de avaliar, corrigir, rever; partir do que for encaminhado pelo Conselho Nacional para os estados.
Perspectivas: construir juntos; cuidado fraterno; “Varrer a casa” em busca de não perder (a moeda perdida) o mais importante: leitura da Palavra a serviço aos empobrecidos.
Em seguida todos/as foram convidados para um Momento de oração. Neste momento o grupo foi convidado a apresentar as palavras que traduzem “Qual amor trouxeram para partilhar?”. Cada estado foi colocando seu amor no cenário montado através das seguintes palavras:
- Bíblia
- Batalha/Resistência/ Luta/ Força dos pequenos/Persistência/ Coragem/ Perseverança
- Solidariedade/Esperança/Circularidade/ Participação/ Partilha/ União
- Confiança/Fidelidade/ Transparência
- Escuta/ Gratuidade/ Disponibilidade/ Paciência/ Tolerância
- Criatividade/ Excentricidade
- Vida/ Amor/ Cuidado
Com as palavras da 1ª Carta de João 4,7-9ª, encerramos as atividades da noite:
“amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor…”
No sábado, logo após a celebração de abertura e dos cantos, foi feita ao grupo a pergunta: Qual sua maior alegria ao conhecer o CEBI? Este foi um momento de partilha e troca de experiências. Pela diversidade das pessoas presentes, esse momento se tornou ainda mais prazeroso e fortaleceu o grupo para as reuniões do dia.
Após cada partilha o grupo exaltava: Eu vi o Senhor!
Frei Carlos Mesters esteve presente durante toda a assembleia, e neste momento, lembrou o nome de algumas pessoas do início do CEBI, como Eliseu, Vera, Jether Ramalho, Milton Schwantes, Clotilde e Josefina.
Diagnóstico
A direção do CEBI retomou algumas informações sobre o diagnóstico enviado previamente aos participantes da assembleia. Os grupos pré-organizados pela coordenação debateram as seguintes questões:
- Como sentimos esse momento do CEBI?
- Quais as dúvidas ainda temos?
- Quais complementações gostaríamos de fazer?
Após as apresentações dos grupos foi feita uma plenária para esclarecimentos.
No fim da manhã de sábado, os/as presentes foram saudados/as com a presença do bispo Maurício da IEAB, que veio dar as boas vindas a todas e todos, além de agradecer os vários anos de caminhada e parceria.
Reflexão com a primeira Carta de João
Na parte da tarde, a assembleia foi motivada para um momento de reflexão, conduzido por Mercedes de Budallez e Helivete Ribeiro sobre o tema da assembleia. A Carta de João nos leva a refletir sobre a Profecia, ou melhor, a falsa profecia. O perigo dos falsos profetas (cap. 4) que podem iludir a comunidade com mentiras e o direcionamento errado, com subdivisões na comunidade.
“Deus é amor. No amor não há medo. O perfeito amor lança para fora o medo” (4,18).
A partir do que foi trazido nesse primeiro bloco de perguntas e da reflexão bíblica novamente os grupos se reuniram para elaborar propostas para:
- Que CEBI queremos construir?
- A estrutura do CEBI
- O equilíbrio orçamentário do CEBI
Ao final deste segundo dia, a coordenação reuniu-se para compilar tudo o que foi trazido pelos grupos e apresentar no dia seguinte a devolutiva.
No dia 19, domingo, após rápida celebração de abertura, passou-se à discussão e encaminhamentos das propostas de mudança, inspirados/as nos desejos apresentados pelos grupos sobre o CEBI que queremos:
CEBI a serviço da vida. Devolver a palavra ao povo empobrecido; mais a serviço da base, dos estados e enxuto; mais colegiado e a serviço da Palavra e da Vida; que incentive publicações nos estados, estimulando formação de grupos; mais colegiado, transparente; do povo e para o povo, na linguagem do povo; com estrutura leve e funcional; onde circule os bens, o poder e o saber; que continue e aprofunde a leitura comunitária, militante, ecumênica e transformadora da Bíblia; ator social e político, se posicionando profeticamente, com presença e animação nas lutas libertárias.
A assembléia deliberou que:
- O Conselho Nacional fará estudos sobre a sede do CEBI em São Leopoldo: uso do espaço, com possibilidade de retorno financeiro até que se efetive a venda do local.Extinção das Secretarias de Articulação e Intercâmbio, Secretaria de Formação, de Publicações e de Administração. As atribuições destas são de responsabilidade do Conselho Nacional do CEBI;
- O Conselho Nacional do CEBI, conforme Estatuto é o responsável pela condução de todas as atividade do CEBI. Dessa forma, deliberamos extinguir as Secretarias e proceder a uma análise sobre quais serviços serão necessários e avaliar o tipo de contratação;
- Para a área de Publicações, além de um Conselho Editorial, constituição de um Conselho Pré-Editorial, com a presença de um profissional técnico para avaliar e planejar; elaboração de uma política de publicações.
Rifa Nacional
No final da assembleia foi realizado o sorteio da Ação Entre Amigos cujos prêmios eram:
1° – Uma assinatura do Por Trás da Palavra e R$ 2.500,00;
2° – Uma assinatura do Por Trás da Palavra e R$ 500,00.
As pessoas sorteadas foram MARIA RIBEIRO, de Alagoas, com o primeiro prêmio; JOÃO ROCHA, de Santa Catarina, com o segundo prêmio.
A arrecadação final foi de 67 mil 330 reais, de um total de 28 440 números vendidos.
O sorteio foi divulgado ao vivo na página do CEBI no Facebook.
A assembleia contou ainda com a presença de Norbert Bolte, representante de ADVENIAT no encerramento de domingo. O espírito de cooperação e partilha, e o sentimento de pertencimento ao CEBI permeou a assembleia do início ao fim. Ficamos agradecidos pela presença de todos e todas, pela colaboração e atuação dos estados na venda das rifas, e pela dedicação em enfrentarmos juntos/as a situação atual da nossa organização.