CEBI em destaque

Curso de Assessoria Bíblica em Manaus

Realizado no período de 03 a 21 de janeiro de 2012 na cidade de Manaus e assessorado por Tea Frigerio, Ildo Bohn Gass e Francisco Rubeaux, esse curso contribuiu no processo formativo de assessoras e assessores do CEBI na região amazônica: Amazonas e Roraima. Também houve a participação de assessores de Belém/PA, de Parnamirim/RN e de São Paulo/SP.

Desafiados a refletir e aprofundar a metodologia da Leitura Popular da Bíblia – LPB, fomos imersos naquela mística que nos levou a reconhecermo-nos como parte integrante da natureza. Invocamos suas energias a partir dos quatro elementos fundantes, terra, água, ar e fogo, relacionados a cada um dos pontos cardeais, orientados com a leveza e a suavidade do grupo "Marias sem vergonha" de Manaus.

Refletir sobre nossas experiências de assessoria foi um momento forte para a desconstrução de alguns modelos que escaparam à LPB, o que nos proporcionou levantarmos questões fundamentais como Educação Popular, Metodologia, Exegese, Mística…

Tea, Ildo e Francisco nos ajudaram a percorrer essa trilha, fazendo conosco o caminho, levando-nos a perceber cada pedra, cada folha, árvores e riachos aí presentes, fazendo com que nos apercebêssemos dos elementos essenciais da LPB, destacando-se aí a Investigação ou "leitura do mundo", Tematização ou "compartilhar o mundo lido" e Problematização ou "reconstruir o mundo" propostos por Paulo Freire para a Educação Popular. Isso nos levou a questionarmos nossas experiências, oportunizando-nos uma compreensão significativa do Método de LPB naquela perspectiva de construção coletiva, pois a cada momento do estudo, fomos instigados a organizar grupos e mergulharmos em situações que nos permitiram exercitar o método. Isto também se deu no exercício da exegese bíblica quando, após as orientações dos nossos assessores, pudemos exercitar essa exegese, a partir de textos que nos foram colocados, confrontando nossas práticas com o modelo teórico explicitado por Tea.

Por fim, refletimos criticamente sobre todo processo metodológico vivenciado nas três semanas, a fim de que nosso jeito de ler a Palavra contribua sempre mais numa Educação Popular que ajude as pessoas a serem livres, autônomas e sujeitos de uma caminhada em parceria solidária.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×