Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-PA: Esperar, resistir, cantar – iluminar nossa realidade com a luz da Palavra de Deus

CEBI-PA: Esperar, resistir, cantar – iluminar nossa realidade com a luz da Palavra de Deus
24 de julho de 2013 Centro de Estudos Bíblicos
CEBI-PA: Esperar

Durante o Curso para Assessores Bíblicos realizado pelo CEBI – Pará (Junho de 2013), Carlos Mesters falou sobre a ideia ‘falsa' de Deus no Antigo Testamento apontando as marcas de desânimo de um povo que viveu no cativeiro e suas superações. As reflexões foram feitas sobre a ótica da atualidade.

Segundo Mesters, as dificuldades da caminhada das CEB's e da vida social nos fazem experimentar situações de desânimo e tristeza em nossas lidas cotidianas, na vida em comunidade e no mundo em geral. É preciso voltar, reler, refletir, repensar e abordar as origens.

Entre os temas trabalhados no encontro estavam: "A nova leitura da natureza", "A redescoberta do Amor Eterno", a "Nova imagem de Deus", "O processo de reler e repensar todas as coisas", "Os dois decálogos: da Aliança e da Criação".

Referindo-se aos dez pontos do processo de ‘inovação' do rosto de Deus, Carlos Mesters mencionou que é preciso aceitar o ‘novo' que ajuda a ‘abrir os olhos' e deixar ‘esquentar o coração'. Enfrentar a noite de ‘viagem de volta' para Jerusalém: cansativa, mas gostosa'. Se unir à ‘comunidade' reunida. Pegar coragem para continuar com a força do ‘Espírito'. Ainda de acordo com ele, os apóstolos rezavam e aplicavam estas rezas diretamente à sua realidade, nós também devemos atualizar os salmos para enfrentar o sistema que nos oprime. A natureza, a vida, o mundo, os fatos da vida e cada ser humano é uma ‘palavra' viva de Deus. A Bíblia não foi escrita para substituir a ‘criação', mas para ajudar a abrir os olhos, para que as pessoas possam entender o ‘Plano' de Deus na criação.

Os conhecimentos de Carlos Mesters vieram iluminar ainda mais as ideias dos assessores do Pará e os ajudaram a continuar acreditando ‘que um menino vencerá o gigante Golias, que a mulher em dores de parto será mais forte que o dragão e que os dois centavos da viúva continuam valendo mais que os milhões dos ricos'.

O Encontro contou com membros das Igrejas Metodista, Luterana e Católica, além dos irmãos e irmãs do CEBI-MA.