Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

CEBI-GO: Redução da maioridade penal é debatida por Adolescentes e Crianças

CEBI-GO: Redução da maioridade penal é debatida por Adolescentes e Crianças
6 de abril de 2015 Centro de Estudos Bíblicos
CEBI-GO: Redução da maioridade penal é debatida por Adolescentes e Crianças
Aconteceu em Goiânia, nos dias 28 e 29 de março/2015,  uma nova etapa da Escola Bíblica de Adolescentes e Crianças, pela parceria MAC/CEBI. Ocasião em que a equipe de coordenação organizou um Júri Simulado, no qual as próprias crianças apresentaram os motivos, dizendo o porquê são contra ou a favor da  Proposta de Emenda à Constituição (PEC 171/93), que trata da redução da maioridade penal.

Na íntegra, as argumentações feitas pelas crianças/adolescentes:

Favoráveis à redução para 16 anos:

“Quem comete maldade tem que ser punido!”.

“Ele praticou o crime porque quis”.

“Se tem mentalidade para ser criminoso tem que ser punido na cadeia”.

“A culpa é de quem praticou o crime, por isso tem que ser preso”.

Contra a redução:

“A gente sabe que a cadeia não funciona nem para os grandes, então pra que prender gente nova? As pessoas grandes ficam presas, depois saem e ficam fazendo a mesma coisa. Mesmo assim, em vez de ensinar, as pessoas querem prender. A cadeia não funciona”.

“Eu não concordo que o adolescente praticou o crime porque ele quis. Ele nunca comete um crime sozinho; sofre influências de outras pessoas”.

Sobre o ter mentalidade para ser criminoso: “Muita gente cai no mundo do crime porque não tem oportunidade; nem sempre o adolescente tem possibilidade para desenvolver. E as escolas não oferecem uma boa educação. A educação em nosso País não é favorável para as crianças e adolescentes. Então, o apoio do Estatuto da Criança e do Adolescente é mais eficiente do que a prisão”.

A partir dos argumentos apresentados pela meninada, ampliou-se o diálogo e as reflexões sobre as razões de o MAC e o CEBI aliarem-se aos movimentos, entidades e organizações que são contra a redução da idade penal.

Foi um Júri sem sentença. O objetivo primeiro era refletir que a diminuição da idade penal não reduz a violência, mas a justiça social concretizada no acesso a políticas públicas de qualidade para a meninada e a juventude (educação, saúde, lazer, arte e cultura).

Apesar de no dia 31/03/2015 a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados ter sido favorável à admissibilidade da PEC 171/93, por 42 votos a favor e 17 contra,   acreditamos que é preciso continuar com as mobilizações em defesa dos direitos das crianças, adolescentes e juventudes.

Suely de Jesus e Múria, 01/04/2015.

Liga228 situs judi bola merupakan situs judi bola online dengan pasaran terlengkap.

Kunjungi situs judi bola terlengkap dan terupdate seluruh asia.

Situs sbobet resmi terpercaya. Daftar situs slot online gacor resmi terbaik. Agen situs judi bola resmi terpercaya. Situs idn poker online resmi. Agen situs idn poker online resmi terpercaya. Situs idn poker terpercaya.

situs idn poker terbesar di Indonesia.

List website idn poker terbaik.

Game situs slot online resmi

slot hoki terpercaya

slot terbaru

rtp slot gacor

agen sbobet terpercaya

slot online judi bola terpercaya slot online terpercaya judi bola prediksi parlay hari ini