CEBI em destaque

CEBI-BA se reúne em Assembleia em Feira de Santana

por Carol Teixeira*

O CEBI-BA se reuniu em Assembleia nos dias 09, 10 e 11 de novembro, o momento se deu na Casa de Acolhimento (ESPA), na cidade de Feira de Santana. A ocasião foi de avaliação, estudos e reflexões das ações de 2018. Sob o tema: “Bíblia, fundamentalismos e intolerâncias”, conduzido pela Ir. Meire (Congregação da Santa Cruz/CEBI-BA), houve a reflexão sobre as intolerâncias e fundamentalismos que prejudicam as comunidades e as relações.

Pensando as intolerâncias

As intolerâncias nos diversos locais de convivência foi a proposta de reflexão inicial na noite do dia 09. Nos dias que se seguiram, foi pensado, a partir de uma visão histórica, sobre os fundamentalismos políticos e religiosos tão presentes hoje. No sábado (10), houveram estudos em grupos pequenos sob luz de textos bíblicos das comunidades de Lucas e Mateus. Nestes estudos, o que foi percebido por todos e todas foi a necessidade de buscar a relação amorosa, a atenção, a escuta e a acolhida, e ainda melhorar a comunicação do CEBI nos grupos (nas bases incluindo os lares das pessoas, nos meios eletrônicos, nas rádios), tendo em vista que Deus é relação e Ele nos chama para criar as relações.

Os momentos foram cheios de partilhas e de análises das realidades: política, social, religiosa, econômica, étnico-racial e de gênero, e de reflexões sobre as intolerâncias e fundamentalismos que se tornaram mais claros com a crise política após o golpe de 2016 e as últimas eleições.

No domingo, dia 11 de novembro, a Assembleia foi direcionada para a avaliação do período tendo como dinâmica apresentar as “luzes”, “sombras” e “horizontes”.

Como “luzes” foram apontadas, dentre outras:

  • a realização do Seminário Bíblia, Gênero e Negritude em Ilhéus,
  • a reestruturação de grupos,
  • a chegada de novos integrantes nas áreas,
  • retorno de pessoas que estavam afastadas e mesmo a presente crise que fez “acordar” o CEBI.

Como “sombras”, a dificuldade maior percebida foi falta de articulação e comunicação entre os grupos das áreas (muitas vezes pelas distâncias), a dificuldade de estudos para novos integrantes e a falta de integração com as juventudes.

Os “horizontes” expostos foram: a retomada de trabalhos de base, melhoria na comunicação e articulação entre grupos, a realização de uma Feira de publicações do CEBI e a proposta de estruturação/realização da Escola Bíblica Popular do CEBI-BA.

Ainda houve o planejamento para a comemoração dos 40 anos do CEBI na Bahia, a ser realizada com um seminário em setembro de 2019.

Veja mais imagens do encontro na página do CEBI-BA no Facebook!

Texto e fotos com autoria de Carol Teixeiria, do CEBI-BA.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×