O Cebi Bahia segue animado pela “mística do fifó” (ou candeeiro), nosso símbolo, inspiração, mas também convicção, pois “não se acende um fifó para colocar debaixo do cesto” (cf. Mt 5,15); ou mesmo, “a luz do fifó brilha nas trevas, e as trevas não conseguem dominá-la” (Jo 1,5).
Nesta perspectiva, nos reunimos remotamente para Assembleia do Cebi Bahia (27 e 28 de novembro de 2021). Lá, um tema, mas também um grito, aluminou nossos trabalhos: “Caminhando com as Comunidades no Cuidado da Casa Comum”. Esse tema foi inspirado pelo “eixo” proposto para o próximo triênio (2022-2024) pelo Cebi Nacional: “Caminhando com as periferias no cuidado com a Casa Comum, em busca do Bem-Viver” (Ecumenismo; Leitura Popular e Política da Bíblia; Pandemia). Os trabalhos nos levaram à firmar três prioridades para animar a vida do Centro de Estudos Bíblicos em terras baianas:
- Prioridade 1: Retomar, continuar e acompanhar grupos de Leitura Popular da Bíblia (com a dinâmica do CEBI) nas comunidades.
- Prioridade 2: Cuidar da formação sociopolítica (tendo em vista, entre outras coisas, o ano eleitoral de 2022, a partir de estudos da Laudato Si’ e/ou Fratelli Tutti do Papa Francisco).
- Prioridade 3: Animar a sinodalidade e ecumenicidade como esforço de inclusão, inserção e participação do Cebi com/na vida e missão das igrejas.
E na perspectiva de colocar em prática essas prioridades, foram apontadas algum compromissos, como:
- Iniciar, fomentar, reiniciar, reanimar os grupos de Leitura Popular da Bíblia com mulheres, juventudes, crianças; com atenção também para grupos “fora das igrejas”.
- Encontros locais e círculos bíblicos da Campanha da Fraternidade 2022, com professores e demais profissionais da educação e um grande encontro estadual de formação sociopolítica.
- Manter a participação nas manifestações organizadas (campanhas, Grito dos Excluídos, combate às fake news etc).
Na celebração final, agradecemos pela coordenação do CEBI Bahia que esteve na caminhada de 2017 à 2021 e apresentamos, rezamos e enviamos a nova coordenação:
- Marcio L’o, representa a Antiga Coordenação e fará a ponte entre Cebi Bahia e Cebi Nacional; é da Área de Feira de Santana.
- Neuci Brito, da Área de Salvador.
- Maria Soraia Bião, da Área de Alagoinhas.
- Elenaide Adelina Gonçalves, da Área de Irecê.
Louvado seja o Deus dos Pequeninos pela vida e disponibilidades dessas irmãs e irmão.
E, com o desejo de ver essas experiências e anseios tomarem corpo e ganharem o chão na Bahia, A nova coordenação e a antiga se encontro para planejamento anual de 2022. Então, a partir do que vimos, sentimos e compartilhamos, articulamos o seguinte caminho:
- Visitar, participar, animar e/ou fomentar a vida dos Grupos de Leitura Popular e Política da Bíblia nas Áreas da Bahia (já estão em processo de articulação a vista a quatro áreas em 2022, a cidade de Morro de Chapéu será o primeiro espaço de encontro.
- Nessas visitas serão organizados e proposto para as Áreas encontros formativos de Metodologia de Leitura Popular e Política da Bíblia.
- No fim do ano, será proposto um encontro estadual para avaliar e celebrar esse caminho.
Que a Divina Ruah, o Deus da Vida, Jesus Libertador, Candeeiro do Mundo, alumie nossos passos nesse caminho!
Amém! Axé!
Texto elaborado pela equipe do CEBI Bahia
Fotos : CEBI Bahia