Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Antropologia religiosa indígena é tema de seminário nacional do CEBI

Antropologia religiosa indígena é tema de seminário nacional do CEBI
Antropologia religiosa indígena é tema de seminário nacional do CEBI
2 de maio de 2014 Centro de Estudos Bíblicos
Vinte e nove pessoas de todas as regiões do Brasil encontram-se entre os dias 01 e 04 de Maio, na casa Vicente Cañas, em Luziânia, Goiás. Essa casa é do CIMI – Conselho Indigenista Missionário, com quem realizamos este encontro em parceria. Nosso principal objetivo é aprofundar a reflexão sobre espiritualidade dos povos originários. São pessoas vindas de 20 estados do Brasil, sendo 17 mulheres e 12 homens. A representatividade de pessoas não católicas ainda é pequena, uma vez que 26 são de tradição católica, 02 de tradição evangélica e 01 indígena guajajara.

Num primeiro momento, temos a participação de Cíntia Maria Santana da Silva, uma liderança indígena do Maranhão, apresentando sua visão de mundo, sua relação com o sagrado, o caminho espiritual do seu povo.

No passo seguinte aprofundamos a antropologia religiosa indígena. Nesse ponto, contamos com a contribuição da Ir. Laura Vicuña Pereira Manso, de Porto Velho, Rondônia.

Dando continuidade, fazemos um debate sobre os aspectos em que o cristianismo e a Bíblia facilitam ou dificultam a relação com mundo indígena. Nesse momento, Luiz Dietrich, de Florianópolis, Santa Catarina, anima a nossa reflexão.

Por fim, à luz das contribuições anteriores, propomos refletir sobre como as cosmovisões indígenas nos ajudam a ler a Bíblia e o cristianismo de forma não excludente, porém, mais amorosa, mais diversa. A questão é deixar-nos evangelizar, de modo a promover fortalecer o respeito e aprofundar a solidariedade com os povos indígenas.
 
Confira algumas fotos do evento
 

""
 
 
""