QUINTA-FEIRA (19/03)
Hoje, vigésimo terceiro dia da Quaresma, você escuta a vida de Jesus em Lc 11,14-23. Nesse relato, Jesus aparece lutando contra forças do mal que emudecem um homem. Jesus vence e o homem volta a falar. Perante a reação hostil da multidão, Jesus sublinha que a derrocada do mal é sinal da presença de Deus e que, perante a luta entre o mal e o bem, ninguém pode assumir uma posição de neutralidade: ou se está pelo bem ou pelo mal.
No Brasil, o povo da rua e as minorias oprimidas são, em linhas gerais, silenciados pela mídia e amordaçados pelas igrejas. A criminalização e a demonização dos movimentos sociais são um exemplo disso.
A presença de Deus, porém, rompe o silêncio, devolve a palavra ao povo oprimido para que este denuncie as injustiças, reclame seus direitos e alcance uma vida genuinamente digna.
Diante do atual cenário sócio-político e eclesial, você consegue discernir entre os projetos que refletem a presença do mal e os que sinalizam a presença de Deus? Como este ensinamento de Jesus ilumina as suas opções de vida?
Oremos! Jesus, que suas palavras penetrem meu coração e me ajudem a optar por caminhos de vida para todos e todas. Amém.
Por pastor Kinno Cerqueira