SEGUNDA-FEIRA (09/03)
Em profundo silêncio, ouça a amorosa voz de Jesus que lhe ajuda a descobrir um caminho de vida…
Hoje, décimo terceiro dia da Quaresma, as palavras de Jesus lhe chegam mediante Lc 6,36-38. Estando acercado por seus discípulos e por uma imensa multidão, Jesus põe-se a ensinar, dizendo: Sejam misericordiosos e misericordiosas como o Pai de vocês é misericordioso. Em seguida, acrescenta que tal misericórdia inclui não julgar e condenar as pessoas, mas perdoar e ter um coração solidário sempre.
Jesus nunca pediu que as pessoas se tornassem religiosas ou mudassem de religião. A proposta de Jesus é mais profunda e decisiva: é um convite a mudar a maneira de viver.
Num Brasil dilacerado pela indiferença, pelo ódio e pela intolerância, você é chamado e chamada a viver de maneira misericordiosa. Misericórdia “é colocar o coração na miséria do outro”, sentir suas dores, ajudá-lo a sair da miséria e lutar para transformar as estruturas culturais e políticas geradoras de dor e miséria.
Oremos! Jesus, que meu coração seja sensível ao grito das gentes que estão na miséria e que a minha vida lhes seja sinal de amorosa misericórdia e santa indignação. Amém.
Por Pastor Kinno Cerqueira