Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

A essência do Credo

A essência do Credo
A essência do Credo
26 de maio de 2015 Centro de Estudos Bíblicos

… Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Ao longo dos séculos, as/os teólogas/os cristãs/ãos realizaram elaborados estudos sobre a Trindade. No entanto, muitas/os cristãs/ãos, atualmente, não entendem o que essas doutrinas admiráveis  tem a ver com suas vidas.

Aparentemente, precisamos ouvir sobre Deus com palavras humildes e simples, que  toquem os nossos pobres corações, confusos e desanimados, e reconfortem nossa fé vacilante. Precisamos, talvez, recuperar a essência do nosso credo para aprender a viver com alegria renovada.

"Creio em Deus Pai, criador do céu e da terra." Não estamos sozinhos diante de nossos problemas e conflitos. Não vivemos esquecidos por Deus que é o nosso "Pai" querido. Assim Jesus o chamou e assim podemos chamá-lo. Ele é a origem e a meta da nossa vida. Criou-nos a todas e todos por amor, e nos espera com o coração de Pai ao final de nossa jornada por este mundo.

Seu nome está esquecido e negado por muitas/os. Nossas crianças estão se afastando Dele, e nós não sabemos como contagiá-las com nossa fé. Porém, Deus segue nos olhando, a todas e todos com amor. Embora vivamos cheias/os de dúvidas, não devemos perder a fé em Deus como Criador e Pai, pois, se a perdermos, teremos perdido nossa última esperança.

"Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor." Ele é o grande presente que Deus deu ao mundo.  Para nós, Jesus nunca será apenas um homem. Nele, vemos o Pai: em seus gestos captamos sua ternura e compreensão. Em Jesus podemos sentir o Deus humano, próximo, amigo.

Este Jesus, o Filho amado de Deus, incentivou-nos a construir uma vida mais fraterna e feliz para todas e todos. Isto é o que o Pai mais quer. Ele também indicou-nos o caminho a seguir: "Sede misericordiosas/os como vosso Pai é misericordioso." Se esquecermos de Jesus, quem ocupará o vazio deixado por Ele? Quem poderá oferecer-nos a sua luz e esperança?

"Creio no Espírito Santo, Senhor e doador da vida." Este mistério de Deus não é algo distante. Está presente no fundo de cada uma e cada um de nós. O podemos captar como Espírito que encoraja nossa vida, como amor que leva às/aos que sofrem. Este Espírito é o melhor que há dentro de nós.

Texto: José Pagola