Artigos e Reflexões

Profetismo: Da Bíblia aos dias de hoje

Por Sebastião Catequista*

Dentre os teus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; porei na sua boca as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Todo aquele que não ouvir as minhas palavras que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.” Dt 18,18-19.

Foi com essa disposição, que chegamos de todos os cantos da cidade e do interior para ouvir e ver o que o Senhor nos tem a dizer através do curso, PROFETISMO: DA BÍBLIA AOS DIAS DE HOJE. Com a coordenação e orientação do companheiro João Luiz Correia Júnior, assessor do CEBI-PE, teólogo e biblista, nos encontramos através do Google Meet, em aulas nas terças-feiras e quintas-feiras do mês de janeiro no ano em curso e que foi continuado em partilhas de textos pelo Grupo criado no WhatsApp. Somos companheiros/as de São Paulo, do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Alagoas e Pernambuco. Quarenta caminhantes ouvintes e servidores trilhando os caminhos com a bandeira do CEBI. Chegamos com a sede de quem quer se saciar com a Palavra que mata a sede, sede de justiça, sede de “um outro mundo possível” sobre os desmando do governo atual e o enfrentamento da pandemia que em si nos alerta para as diversas mortes entre as quais do planeta e dos pobres e excluídos.

E bebemos desse poço da Palavra que são os Profetas de ontem e de hoje em nossa história e que nos questiona, nos desinstala, nos inquieta, como vemos na fala de Socorro de lá da Paraíba: “O profeta me inquieta…. Estou vendo tantas coisas parecidas, idênticas, sofisticadas, mas com a mesma essência e não estou fazendo nada. Só estou vendo o erro dos outros mas não saio do lugar. É incrível a paralisia instalada nos cristãos nos que acreditam na proposta de Jesus Cristo. Esses estudos servem para pensar mais. Em como sair da zona de conforto” E essa inquietação, também sorrateiramente vai tocando corações, provocando reações como nos diz lá de Caruaru-PE a Thathawanna: “Está sendo muito rica toda a experiência: pensar os textos no seu significado completo, perceber o que ele tem, relacionar com os dias de hoje em áreas das quais estão além do meu olhar são reflexões e aprendizados para além da vida dos profetas, com certeza ajudarão a transformar o jeito como eu estava interpretando a Bíblia.

Assim foi nossa jornada, desde os profetas e profetisas Myriam, Hulda, Débora, Samuel, Natã, Elias, Eliseu, Amós, Oséias, Isaías, Noadias esposa de Isaías, Jeremias, Ezequiel, Malaquias, João Batista e Jesus o profeta por excelência. Janeiro, foi um mês inteiro respirando esse ar dos profetas e da profecia. Nos tornamos assembleia ouvinte, meditante, contemplativa, mistica e crítica, com um olho no passado e outro no presente. Podemos ver a continuidade da Profecia sobretudo em homens e mulheres como um Pedro Casaldaliga, Oscar Romero, dom Hélder Câmera, Margarida Alves, Ir. Dorothy Stang que pagou com a vida o preço da profecia, Pe. Júlio Lancelotti que no momento o jeito profeta de ser numa cidade e país que não cuida do seu povo, etc. E mais, a profecia ela é coletiva e acontece também no meio do povo, o povo é profeta e profecia em ações em favor da vida. São tantos os movimentos, grupos, pastorais, comunidades inteiras que no dia a dia estão profetizado “novos céus e nova terra” sobre o mundo caótico desse sistema perverso que mata a vida, que mata nossa gente, em nome de um capitalismo e grupos de interesses econômicos e políticos sem medida.

Desse encontro de quatro semanas saímos assim, como nos diz Elba, de Recife: “Com novos olhares sobre nossa realidade atual. Com a certeza de que precisamos abandonar o que sempre fomos e assumirmos o nosso papel de profetas e profetisas do hoje à luz do profetismo bíblico”.

É isso! Foi a sensação que nos causou a todos esse curso dos profetas por esse tempo em que nosso país passa por uma grave crise das instituições, e tem um governo que não está nem aí com o povo e com a vida, sobretudo dos mais pobres, da Casa Comum, nessa pandemia onde milhares já morreram e muitos morrem a cada dia. Através da leitura dos profetas nos empoderemos das ações possíveis em favor da vida. Não só a nossa vida enquanto humanos, mas de toda vida, porque importa a vida do planeta Gaia, importa a vida de todos os seres, de todo Cosmo, pois, somos um corpo só. E queira o Santo Espírito de Jesus nos fazer um Povo de Profetas nessa luta de todos e todas nós. E o CEBI é parte dessa profecia em ação.

* É Agende de Pastoral, catequista, assessor das escolas bíblicas e membro da Coordenaçao Estadual do CEBI Pernambuco

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×