Artigos e Reflexões

Caminhando no chão de Provérbios (Parte II)

Por Carlos Alberto de Nascimento*

Queridos amigos(as) dando a continuidade à reflexão sobre o livro de Provérbios. Hoje abordo o contexto histórico por trás do livro. A data da composição do livro é uma tarefa difícil, pois temos um livro que foi formado por várias mãos provenientes de diferentes lugares e épocas. No entanto, a maioria dos pesquisadores aponta para o final do século VI e início do V antes de Cristo, no período do pós-exílio, quando os judeus estavam num período de mudança, ou seja, refazendo a caminhada de vida depois de uma grande crise.

Provérbios tem como objetivo apresentar respostas para as crises que toda humanidade passa, descobrindo o sentido da vida no meio da pobreza e vendo as injustiças de um governo. O livro foi escrito a partir dos reis e governantes para atrair os seus interesses. Devemos ter muito cuidado quando formos ler os textos, buscando sempre manter um olhar mais atento sobre o que está escrito e a mensagem que o mesmo nos traz. Eles não eram a favor da vida, sabemos que a intenção da corte era de reunir os provérbios do povo para mostrar o lado escuro que a sociedade viveu.

Este livro nasceu de uma longa tradição de um povo e foi originalmente transmitido através da oralidade da boca dos pais para os filhos e filhas (1,8-19) e isso só foi percebido por meios dos estudos realizados para aprofundamento do mesmo. Os autores são sacerdotes e levitas que resolveram pegar estes ditos populares, que são a verdadeira lição de um povo que se aproveitou desses escritos para fazer uma exaltação dos Reis e Governantes.

Vejam alguns elementos importantes do Livro:

Pr 1-9: Estes capítulos foram escritos no ano 400 A.C que mostra um espírito crítico, dando a capacidade de discernir e acolher os caminhos que a vida oferece.

Pr 10,1-22,6: Foi elaborado no período do Rei Jozias (620 A.C), que quer mostrar a Sabedoria e de modo mais justo de proceder na justiça e na Injustiça.

Pr 22,17-24,22: São sentenças que foram reunidos provavelmente no tempo do Rei Salomão, inspirado na sabedoria egípcia.

Pr 25-29: São Coleções de 127 sentenças, reunidos no reinado do Rei Ezequias (728- 699 A.C), que são lições popular da sabedoria de um povo que foi atualizado pelos sábios ao Rei.

Pr 30-31: São acréscimos destas coletâneas e foram os últimos a serem escritos, atribuído aos homens de Ezequias (25,1), Agur ( 30,1), Gn (25,13-14) e Lemuel (31,1).

Espero querido Amigo e Amiga ter ajudado a clarear um pouco o seu entendimento sobre o livro de provérbios.

*Agente de Pastoral da Paróquia São José Canaã, leigo da Diocese de Itapipoca e integra o CEBI Ceará.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×