O CEBI, a Paulinas, a Paulus Editora e Faculdade Paulus, a Editora Recriar e a Editora Unida, juntaram-se para emitir a nota pública que repudia a intenção do Governo Federal em taxar os livros, alegando ser um “produto de elite”.
Segue o documento :
Nota de repúdio à proposta de taxação dos livros.
Somos editoras que têm compromisso social com seus/suas leitores/as. Trabalhamos com intuito de contribuir no processo educativo, na vivência da espiritualidade e na promoção humana.
Acompanhamos, com preocupação, a proposta do Governo Federal de taxação dos livros.
O argumento de que livro é produto de elite, é revelador da face deste governo e listamos abaixo algumas rápidas argumentações que, ao nosso ver, refutam tal proposição:
01 – Se realmente livro for produto de elite, isso revelaria ainda mais o abismo social presente no país e, taxar os livros, só serviria para ampliar ainda mais a distância entre pobres e ricos no Brasil. Não acreditamos que esta seja uma política a ser seguida pelo Governo Federal.
02 – E se a questão for taxar produtos da elite, o que concordamos pois quem mais tem, mais pode e deve contribuir. Sugerimos então taxar as grandes fortunas e heranças, os aviões particulares, lanchas e outros veículos aquáticos…
03 – Os livros não são e nem podem ser das elites. A democratização e o acesso da leitura a todos/as, é um bem incomensurável para uma nação que quer ser e ter lugar de destaque na economia mundial. Para nós, até mais que isso: a leitura dos livros nos ajuda na leitura do mundo, o processo educativo é muito mediado com este recurso didático e o entretenimento tem nos livros um poderoso aliado. Para além de educação, livro também é cultura.
Além disso:
04 – O mercado editorial já está em crise e uma oneração neste momento significaria uma redução ainda maior neste mercado e nos setores do comércio e de serviços, o que na prática significaria inclusive em demissões em toda cadeia produtiva, de distribuição e de comercialização.
Por tudo isso, somos contra a taxação dos livros, e convocamos a toda população para acompanhar a esta discussão, assim como a se posicionar contra esta postura do Governo Federal encabeçada por Paulo Guedes e Bolsonaro.
Brasil, 24 de agosto de 2020.
Assinam a Nota:
Centro de Estudos Bíblicos
Paulinas
Paulus Editora
Faculdade Paulus de tecnologia e comunicação
Editora Recriar
Editora Unida