via Reuters*
BEIRA (Reuters) – Moçambique registrou mais mortes por causa de um ciclone e enchentes no sul da África, disse um ministro do governo neste domingo, com centenas abandonados em acampamentos depois que casas foram destruídas.
O ciclone Idai devastou a cidade portuária de Beira com ventos de até 170 quilômetros por hora, depois entrou continente adentro atingindo Zimbábue e Malaui.
O ministro da Terra e Meio Ambiente de Moçambique, Celso Correia, disse a jornalistas que o número de mortos subiu de 417, para 446, acrescentando que 531 mil pessoas foram afetadas pelo desastre e 110 mil estavam em acampamentos.
A tempestade também matou várias pessoas no Zimbábue, com a agência de imigração da Organização das Nações Unidas relatando que 259 pessoas foram mortas, enquanto o braço humanitário da ONU disse que o número de mortos é de 154.
A Reuters não pôde contatar imediatamente autoridades no Zimbábue.
No Malaui, 56 pessoas morreram por causa das fortes chuvas que vieram antes do ciclone.
–
Reportagem de Yvonne Bell; escrito por Olivia Kumwenda-Mtambo; e editado por Alison Williams. Publicado originalmente no site da agência de notícias Reuters.
via Cáritas Brasileira:
CNBB e Cáritas Brasileira lançam SOS África: Moçambique, Zimbaué e Maláui, um apelo de socorro às vítimas do Ciclone Idai
O SOS África: Moçambique, Zimbabué e Maláui conclama a sociedade brasileira, as dioceses, paróquias, comunidades, congregações religiosas, colégios e todas as pessoas de boa vontade, para uma grande corrente de oração e solidariedade em favor das pessoas atingidas por esta tragédia. Três contas bancárias que são geridas pela Cáritas Brasileira estão disponíveis para doações.
Para DOC e TED , o CNPJ da Cáritas Brasileira é: 33.654.419/0001-16
Banco do Brasil
Agência: 0452-9
Conta Corrente: 49.667-7Caixa Econômica Federal
Agência: 1041 – Operação: 003
Conta Corrente: 4322-3Santander
Agência: 3100
Conta Corrente: 13.061645-0
–
Pedido de apoio via Cáritas Brasileira.
Imagem de capa publicada pelo jornal O Globo.