Nós do CEBI Goiás realizamos a nossa 10ª Assembleia Estadual na cidade de Anápolis – GO, nos dias 17 a 19 de março de 2017, a fim de trilharmos a caminhada para o próximo triênio. Reunidos no mesmo Espírito que animava as comunidades de Paulo, abordamos a Reforma Protestante e os preparativos para a Assembleia Nacional.
Trabalhamos à luz da carta aos Romanos 12,1-2, que interpela a não nos conformarmos com as estruturas deste mundo marcado pela desigualdade, opressão, injustiça, golpe à democracia, patriarcalismos, retrocesso de direitos, fundamentalismos e intolerâncias, mas sim, nos encorajarmos a transformá-lo.
A análise de conjuntura sobre o atual momento político-econômico-social que estamos vivendo no Brasil e no mundo foi importante, fazendo-nos refletir sobre diversas questões.
Foi interessante perceber a efervescência na participação das pessoas, pois independentemente da idade, a animação delas foi impressionante, quase uma entrega de profunda comunhão, tal e qual os apelos de Paulo para que “oferecêssemos nossos próprios corpos como sacrifício vivo” (Rm 12, 1).
Experiência de Partilha
A acolhida e hospitalidade foi uma marca da Assembleia, de forma que não houvesse isolamentos, individualismos e disputas, mas sim um espaço de irmandade e construção coletiva. As pessoas que participaram perceberam o zelo e o cuidado com cada detalhe; tudo bem organizado.
A maneira como a Assembleia se construiu coletivamente foi enriquecedora, pois colocou todas e todos em pé de igualdade. Prova disso foram os desafios que tivemos nos vários momentos de discussão, diálogos e impasses para sermos um grupo coeso e que constrói comunitariamente, “transformando-nos pela renovação da mente e discernindo a vontade de Deus para a nossa caminhada” (Rm 12, 2).
Refletir e Resistir
Os momentos de espiritualidade alimentaram profundamente o nosso encontro. Os instantes de oração foram simples e breves, porém muito intensos.
Destacamos com grande alegria a presença da juventude porque representa a construção de novas hermenêuticas no tempo presente e continuidade da caminhada do CEBI.
Essa presença e espírito de continuidade foi motivo de orgulho na fala da Irmã Guida Ludovico, que citou Simeão: “agora Senhor podes despedir em paz a tua servidora” (Lc 2, 29), pois a missão do CEBI vai continuar nas atitudes comprometidas da juventude.
Por sua vez, a juventude expressou que se sentiu facilmente integrada ao grupo por causa da linguagem simples e aberta ao diálogo, utilizada na condução da Assembleia.
Outro ponto significativo foi a presença, mesmo que breve, da Pastora Patrícia Bauer, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), e do Reverendo Tadeu e bispo Dom Maurício, ambos da IEAB (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil).
Além disso, as mensagens recebidas via Whatsapp de pessoas e grupos que não estavam na Assembleia, todavia ficaram em sintonia conosco (facilitadores/as do CEBI Goiás, Pastoral da Juventude Regional Centro-Oeste, Fórum da Juventude do Cerrado e grupo da Escola Bíblica de Jovens da Região São Patrício, diocese de Goiás).
Nova Coordenação
A Assembleia contou com a participação de 28 pessoas. Entre estas, 21 mulheres e 7 homens. Do total, 5 jovens. Além disso, ela foi eletiva. Uma nova coordenação foi escolhida para contribuir com a fluidez dos processos da Leitura Popular da Bíblia no estado. Foram nomeados(as):
Suely Rosa
Maria Aparecida (Cidinha)
Cleres
Pedro Caixeta
João Marcos (representando a juventude)
Suplentes
Jaciara
Roneide
Os eixos temáticos definidos a serem trabalhados no próximo triênio são: Ecologia Integral e Conjuntura Sociopolítica.
O sentimento que ficou em nossas mentes e nossos corações foi como se “todas e todos fôssemos um” (Rm, 12, 5), em plena comunhão no envio para a missão, dando continuidade à caminhada do CEBI. Sentimos que as relações que construímos no CEBI-GO é uma teia que se estende e se fortifica, animando-nos na caminhada.
–
Texto de Larissa, Verônica, Rayssa, Gabriel, Douglas e Irmã Guida.