Notícias

Movimentos alertam que primeira rejeição da redução da maioridade penal ainda é vitória parcial

Movimentos alertam que primeira rejeição da redução da maioridade penal ainda é vitória parcial

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171/93, que trata da redução da maioridade penal, foi rejeitada no plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 30 de junho. Ao todo, 303 deputados apoiaram a redução, 184 foram contra e três se abstiveram. Eram necessários 308 votos para aprovar a medida. O texto, no entanto, é um substitutivo aprovado na Comissão Especial, que determinava a redução da idade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos, como estupro, latrocínio e homicídio qualificado. A votação aconteceu em meio a protestos de estudantes, movimentos sociais e deputados. O acesso do povo foi restrito pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha [Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB], com distribuição de senhas.

Em entrevista à Adital, Dhay Borges, coordenador nacional da Frente Nacional contra a Redução da Maioridade Penal, diz que a votação foi uma vitória parcial. Para ele, existe uma cúpula que tem o interesse de prejudicar a população e a luta não finalizou com a votação desta terça-feira. "Temos uma bancada reacionária e racista, que está trazendo projetos defuntos, mas a sociedade está organizada”.

O coordenador revela que o acesso à votação foi "tímido”, por meio de senhas. Alguns membros da Frente Nacional se dividiram entre as mobilizações realizadas do lado de fora da Câmara e outros acompanharam a votação. Novos atos estão previstos e ele informa que permanecem as "intervenções continuadas” nos aeroportos, abordando os deputados com perguntas sobre o assunto da maioridade e divulgando o material na mídia.

Sobre a próxima votação, Borges destaca que a Frente está atenta aos movimentos. "Querem pegar a sociedade de surpresa, votando a qualquer momento a redução da maioridade”, denuncia.

Borges, que também faz parte do Coletivo de Entidades Negras (CEN), diz que a Frente Nacional está organizada de maneira forte para garantir o futuro das gerações e trazer elementos para as pessoas refletirem, para a sociedade despertar e não abraçar de forma "errônea” alguns projetos, como é o caso da redução da maioridade penal. "Precisamos de educação, de escolas, uma política de grades não nos favorece”. Ele reforça que a sociedade precisa atentar para o processo histórico e que o papel do ativista é trazer essa defesa dos direitos humanos e garantir a preservação da ancestralidade e da memória do povo.

Também em entrevista à Adital, Aline Ogliari, secretária nacional da Pastoral da Juventude, comenta sobre a vitória "apertada” contra a aprovação da PEC da Maioridade. Ela diz que a rejeição da proposta não significa que a luta acabou, "batalhas mais duras virão”, mas é um sinal de esperança para que possam ocorrer mobilizações mais fortes, obtendo resultados mais firmes.

Aline destaca que o atual Congresso é o mais conservador desde o golpe militar de 1964. "É uma elite que não admite perder, principalmente para quem se coloca na luta todos os dias”. Ela defende que é preciso atentar para a próxima votação, que pode ocorrer a qualquer momento, a fim de pegar os movimentos desarticulados.

Texto: Cristina Fontenele

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×