Em texto breve e profundo, o pastor metodista Nilson da Silva Júnior analisa a relação entre mercado, mídia e religão.
A publicação traz informações de como nomes como Edir Macedo, David Miranda, R. R. Soares, Padre Marcelo Rossi e outros construiram impérios midiáticos ou se colocaram a serviço deles.
De acordo com o autor, para ser atraente, o pastor de hoje acaba tendo que se tornar "vendável": "quanto maior seu domínio sobre o mercado, maior o seu valor como mercadoria no mercado religioso".
Apoiando-se na sociologia de Bauman e seu conceito de "religião de imagem", Nilson da Silva chega a analisar a produção estética da figura do pregador (que precisa recorrer a maquiagem, pintura e tratamento de cabelo) para parecer jovem, disposto, saudável e inteligente. Mas além de "parecer", o agente religioso também precisa "consumir", visto que diante do mercado religioso, quem consome mais demonstra mais poder e, surpreendemente, mais bênção. A bênção é avaliada pela marca do carro, pela tecnologia do computador e pelo modelo do celular. O poder de consumo pesa muito mais do que a capacidade de elaborar reflexões críticas sobre a vivência humana e cristã.
De forma profética e coerente, o autor conclui perguntando sobre a relação de tudo isso com o evangelho de Jesus Cristo.
Nilson da Silva Júnior é pastor metodista e pesquisador sobre o assunto.
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