“Eis que estou fazendo coisa nova; ela já está surgindo! Vocês não percebem? Abrirei um caminho no deserto e rios no ermo.”
(Isaías 43,19)
Neste Natal de 2025, celebramos o nascimento de Jesus em meio a um mundo marcado por muitos desafios: desigualdades persistentes, dores coletivas, conflitos e incertezas que atravessaram nosso ano. Ainda assim, como comunidade que lê a Bíblia com os pés fincados na realidade, seguimos acreditando que a esperança nasce nos pequenos gestos, na solidariedade concreta e na resistência cotidiana do povo.
O Deus que se faz criança continua nascendo onde há partilha, escuta, justiça e compromisso com a vida. Ele se revela na força das comunidades, na leitura popular e libertadora da Bíblia, e na coragem de quem não desiste de sonhar com um mundo mais justo e fraterno.
Que o Natal renove nossas forças, que possamos, apesar de todas as inquietudes de nosso tempo, continuarmos a enxergar a beleza do novo, surgindo com a estrela que anuncia a chegada do menino; a beleza nos olhos de cada irmã e irmão; a beleza que vem como um rio de esperança que abastece o nosso coração e enche o deserto de flor.
Há coisas novas acontecendo, há brilho no olhar e há abraços apertados. Apesar dos pesares, há vida. Confiemos no amor que renasce. Como dizia o papa Francisco: “Se tomarmos o menino nos nossos braços e nos deixarmos abraçar por ele, nos dará a paz que jamais terá fim”. Então, que sejamos colo e abraço uns dos outros na busca pela vida bem-aventurada para todas e todos. Que sejamos sempre quem semeia a esperança, o amor e a paz!
Feliz Natal
Conselho Nacional do CEBI


