“Aquele, portanto, que se tornar pequenino como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus” (Mt 18,4).
Para início de conversa é importante refletir que é comum acreditar que “as palavras e as coisas” sempre existiram exatamente como as compreendemos no contexto em que vivemos. Nesse sentido, corre-se o risco de pensar que desde que o mundo é mundo existe um dia das crianças comemorado em 12 de outubro, simultaneamente em todos os países. Bem… Parabéns pelo seu dia, crianças, porém nem sempre 12 de outubro foi o dia das crianças e, essa data muda conforme o país em que a criança mora.
Porém, o interesse aqui não é discorrer sobre a origem do dia das crianças no Brasil, mas, por meio de muitas perguntas, partilhar fagulhas de experiências de como crianças dos meios populares percebem a Vida e os textos bíblicos, a partir da realidade em que vivem.
Nesse sentido, seguem algumas indagações feitas por crianças, no contexto de trabalho bíblico realizado com elas, aqui pelas bandas do estado de Goiás.
O objetivo aqui é apenas dar indicativos de como as crianças interagem com textos bíblicos e os interpretam, na condição de crianças. Por enquanto, não se pretende refletir sobre cada pergunta e muito menos respondê-las. Mas, apenas escutar as perguntas.
Com a palavra, as crianças:
– Por que a Bíblia fala mais dos filhos? Quase não fala das filhas?
– Por que Deus expulsou a mulher e o homem do jardim e deixou a cobra morando sozinha nele?
– Naquele tempo cobra conversava?
– Quando Noé colocou os animais na arca, como ele buscou os ursos polares?
– Na arca tinha um lugar para os bichos fazerem cocô e xixi?
– Jesus só escolheu discípulos homens?
– O quê? O homem deixou as 99 ovelhas para ir atrás de uma? Ninguém faz isso não…
– O filho gastou todo o dinheiro que o pai deu pra ele e o pai não o deixou de castigo e o aceitou de volta em casa? Meu pai não faria isso nem…
– Por que os discípulos não queriam deixar as crianças chegarem perto de Jesus?
– Quer dizer que as pessoas já foram criadas em forma de gente grande por Deus? Por que Jesus nasceu criança?
Certa vez, numa conversa a partir de Marcos 10, 13-16, um menino negro, 8 anos, rotulado como hiperativo e desatento, disse:
– Eu senti que Jesus gosta de mim do jeito que eu sou, porque ele é amigo das crianças.
Que Jesus, o amigo das crianças, nos ensine a aprender com elas, como quem pergunta sem medo sobre os acontecimentos e narrativas que nos incomodam ou causam estranheza – seja na Vida, seja na Bíblia.
Múria Carrijo Viana, outubro de 2023