Artigos e Reflexões

Um CEBI Madalena

O CEBI tem a missão de animar as comunidades através da Leitura Popular da Bíblia. Esse jeito de estudar e viver se torna semente, fazendo nascer novas relações na Igreja, na sociedade, nas comunidades, nas famílias.

Sonhamos um CEBI em movimento. Um CEBI caminhante. Um CEBI em saída. Um CEBI que desce até os sepulcros das periferias geográficas e sociais e de lá anuncia a ressurreição. Para alimentar esse sonho, buscamos luzes no texto de João 20, 1-18, destacando nele 7 verbos que nos fazem sonhar e realizar um CEBI Madalena.

  1. FOI = Madalena foi ao túmulo, de madrugada, ainda um CEBI Madalena é aquele que está sempre em saída, que vai ao encontro. Que vai aos túmulos, onde, de tanto sofrimento e descaso, as pessoas estão semimortas, com a vida fragilizada, roubada na sua dignidade humana. Um CEBI Madalena madruga, mesmo quando o caminho é escuro, se arrisca e vai.
  2. VIU= Maria Madalena viu a pedra removida. Viu que algo estranho havia acontecido. Um CEBI Madalena tem um olhar atento para a Vê, percebe, sente as dores do povo.
  3. SAIU = Maria Madalena saiu correndo e foi ao encontro de Pedro e do discípulo Um CEBI Madalena tem pressa, corre, não espera…urgências não podem esperar. Onde há dor, sofrimento, morte…é preciso correr. É preciso forçar, como bem nos dizia Pedro Casaldáliga: “É preciso saber esperar, sabendo ao mesmo tempo, forçar as horas daquela urgência que não permite esperar”. Um CEBI Madalena não espera, mas vai ao encontro de parcerias capazes de apressar as urgências.
  4. DISSE = Maria Madalena disse: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”. A fala de Maria Madalena é uma denúncia. (os 2 homens foram ao túmulo, verificaram tudo e voltaram pra casa). Maria fica inquieta e denuncia. Um CEBI Madalena não se conforma, não se cala. Denuncia, corre o risco, não se acovarda. Torna-se a voz de quem não tem voz e encoraja a fala de quem pode falar.
  5. FICOU = Maria Madalena ficou do lado de fora do túmulo. Na ânsia de entender o que estava acontecendo, de obter resposta, Madalena fica, permanece em pé, em prontidão, não arreda o pé. Um CEBI Madalena permanece em pé junto com a sua comunidade. Permanece em pé junto com as pessoas empobrecidas, com as pessoas em situação de dor, de luto, de
  6. CHORANDO = Madalena ficou do lado de fora do túmulo chorando. Choro de saudade do Choro de indignação com o que fizeram com Ele. Choro de angústia, incerteza, medo. Um CEBI Madalena se coloca junto com quem chora. Choramos com tantas mães e pais, filhos e filhas, amigas, amigos que perderam pessoas queridas pelo covid, pela violência, pelo feminicídio… choramos a saudade e a indignação.
  7. INCLINOU-SE = Maria Madalena se inclinou e olhou para dentro do túmulo. Mesmo chorando, continua inquieta, intrigada, procurando entender, por isso se abaixa, desce, vai até o chão, se mistura com a lama, lá onde a morte parece não ter fim. É no inclinar-se, descer até o chão que busca forças da plenitude para vislumbrar o horizonte. É inclinando- se que Maria vê. vê o próprio Jesus. E é chamada pelo nome. Reconhecemos as pessoas que amamos pela voz, pelo cheiro, pelo calor, pelo amor. E Maria Madalena reconhece Jesus. E Jesus reconhece Maria e a envia: “Vai dizer aos meus irmãos”.

E assim Maria vai e anuncia: “Eu vi o Senhor”! Ele vive! Ressuscitou! Está no meio de nós!

Um CEBI Madalena é anunciador da ressurreição. Anuncia que a vida prevalece. Que a vida tem sempre a última palavra. Anuncia que precisamos nos amar e não nos armar. Mesmo em tempos de pandemia e pandemonia, levando tantos irmãos e irmãs ao túmulo, tão prematuramente; mesmo com tantas vidas de mulheres sendo interrompidas de forma violenta; mesmo em meio a tanta dor, um CEBI Madalena insiste que a vida tem que prevalecer; insiste na estranha mania de ter de ter fé na vida.

Celebrando Santa Maria Madalena, Apóstola dos Apóstolos, Apóstola da Esperança, queremos ESPERANÇAR e MADALENAR. Esse é nosso novo verbo: MADALENAR, verbo conjugado em todos os tempos, para dizer que cremos num CEBI Madalena. Um CEBI se fazendo, em movimento, em mutirão. Um CEBI com discipulado de iguais. Um CEBI circular, tecida com muitos retalhos, cores e sabores. Um CEBI jardim, lugar do encontro, onde nos reconhecemos pela voz, pelo nome, pelo cheiro, pelo calor, pelo amor.

Acreditamos nesse CEBI! Por isso madrugamos, insistimos, persistimos, resistimos, sonhamos, esperançamos, madalenamos.

Assim seja!

Alzira Machado – CEBI – SC

27 de abril de 2022

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×