Estamos aqui, Senhor,
Viemos de todo lugar
Trazendo um pouco do que somos
Pra nossa fé partilhar
(Canção da chegada)
Viemos, virtualmente, de todo Centro Oeste, nesta sexta-feira (19/03/21), dia de São José e dia de Oxaguiã, partilhar nossa vida a serviço da Palavra que liberta.
A reunião aconteceu via plataforma Google meet, das 19h às 22h15min, com a presença de 30 representantes das coordenações do DF, GO, MT, MS, RO e TO.
Pedro Caixeta, do Conselho Nacional, presidiu nosso encontro. Inicialmente, nos juntamos à multidão que segue em cortejo e lamenta as perdas de seus filhos e filhas. A partir do texto bíblico da viúva de Naim (Lc 7,11-17), fizemos memórias de parentes e de companheiros/ras do Cebi e que partiram por causa da COVID 19.
Em seguida, partilhamos os avanços e as dificuldades das atividades do Cebi de cada estado e DF durante este último triênio (2018,2019 e 2020). O que destacamos neste período foi a rapidez com que a tecnologia foi sendo apropriada e como alcançou maior número de pessoas nas nossas atividades de formação, via redes sociais. Porém, uma situação que nos comove é o surgimento de mais uma categoria de excluídos/as, que são as pessoas que não têm o acesso à internet. Hoje elas estão nas periferias das periferias. São aquelas pessoas que não podem ter acesso às formações do Cebi e nem mesmo à educação formal por não existir uma política pública que atenda esta demanda.
Esse é um dos desafios que nós do Cebi queremos enfrentar neste próximo triênio: investir em pessoas que estão na base de nosso serviço: as pessoas que estão nas “periferias geográficas e existenciais”.
No próximo triênio, teremos novas pessoas para o serviço do Cebi Nacional. Nesta reunião, dentre três mulheres bastante qualificadas e que foram indicadas ao Conselho Nacional – Élbia (Planalto Central), Luciene (MS) e Múria (GO) – os cinco estados e o DF escolheram a companheira Múria Carrijo para contribuir naquele espaço.
O encontro se encerrou com os presentes agradecendo ao Pedro Caixeta pelo trabalho realizado e com louvor nestes três últimos anos; e com votos de êxitos à Múria, que seguirá neste próximo triênio.
E quando sairmos daqui
Nós vamos para voltar,
na força da esperança
E na coragem de lutar.
(Composição de Flávio Irala/Valdomiro de Oliveira)
Texto elaborado pela equipe do encontro.