Notícias

Comentário do Evangelho: Alimentar-nos de Jesus

O pão da vida

via IHU Online*

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6, 51-58, que corresponde ao 20º Domingo do Tempo Comum, ciclo B do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto. No Brasil, as leituras correspondem à Solenidade da Assunção de Maria, transferida do dia 15 para o dia 19 de agosto.

Segundo o relato de João, uma vez mais os judeus, incapazes de ir além do físico e do material, interrompem Jesus escandalizados pela linguagem agressiva que ele usa: “Como pode ele nos dar a sua carne para comer? Jesus não retira sua afirmação, porém dá às suas palavras um conteúdo mais profundo.

O centro de sua exposição permite nos alimentar na experiência que tinham as primeiras comunidades cristãs quando celebravam a eucaristia. Segundo Jesus, os discípulos não somente devem crer nele, mas também devem alimentar-se e nutrir-se de sua pessoa. A eucaristia é uma experiência central nos seguidores de Jesus.

As palavras que se seguem destacam seu caráter fundamental e indispensável: “Minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida”. Se os discípulos não se alimentam dele, poderão fazer e dizer muitas coisas, mas certamente não poderão esquecer suas palavras: “Não terão a vida em vocês”.

Para termos vida em nós, é preciso nos alimentar de Jesus, nos nutrir de seu sopro vital, interiorizar suas atitudes e critérios de vida. Esse é o segredo e a força da eucaristia. Somente o conhecem aqueles que comungam com ele e se alimentam por sua paixão pelo Pai e por seu amor a seus filhos.

A linguagem de Jesus é de grande força expressiva. Para aqueles que sabem se alimentar dele, Jesus faz esta promessa: “Ele vive em mim e eu vivo nele”. Quem se nutre da eucaristia experimenta que sua relação com Jesus não é uma realidade externa. Jesus não é um modelo de vida para que nós imitemos por fora. Ele alimenta nossa vida a partir de dentro.

Esta experiência de “habitar” em Jesus e deixar que Jesus “habite” em nós pode transformar a raiz de nossa fé. Este mútuo intercâmbio, esta estreita comunhão, difícil de expressar com palavras, constitui verdadeira relação do discípulo de Jesus. Isso quer dizer: segui-lo sustentados pela sua força vital.

A vida que Jesus transmite aos discípulos através da eucaristia é a mesma que ele recebe do Pai, que é a fonte inesgotável de vida plena. Uma vida que não se extingue com nossa morte biológica. Por isso Jesus se atreve a oferecer esta promessa aos seus: “quem come deste pão viverá para sempre”.

Sem dúvida o sinal mais grave da crise da fé cristã no meio de nós é o abandono tão generalizado da eucaristia dominical. Para quem ama a Jesus é doloroso observar como a eucaristia vai perdendo seu poder de atração.

Porém, é ainda mais doloroso que desde a própria Igreja assistimos a este fato sem atrever-nos a reagir. Por quê?

Publicado originalmente no site do Instituto Humanitas.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×