Aconteceu na última semana, de 23 a 26 de agosto, o V Congresso Internacional de Gênero e Religião das Faculdades EST, em São Leopoldo, RS. A banca do CEBI esteve presente no evento com novidades literárias e clássicos sobre a Leitura Feminista da Bíblia.
Espaço Temático
O CEBI integrou o Salão dos movimentos sociais e políticas públicas, um espaço que contou com a exposição de trabalhos desenvolvidos por organizações da sociedade civil e administrações públicas.
- Conheça 5 autoras do CEBI que estavam presentes no evento:
Ivone Gebara
Símbolo de resistência e feminismo para as teólogas da América Latina, Ivone é doutora em Filosofia pela PUC-SP e em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Lovaine, na Bélgica.
Nancy Cardoso Pereira
Rreconhecida por sua militância, a Pastora metodista é graduada em Teologia e Filosofia, mestra e doutora em Ciências da Religião, com pós-doutorado em História Antiga. É membro do conselho editorial da Revista de Interpretação Bíblica Latino–Americana (RIBLA) e agente da Comissão Pastoral da Terra.
Ivoni Richter Reimer
Doutora em Teologia e Filosofia pela Universidade de Kassel, Alemanha. Professora na PUC Goiás. Tem experiência na área de Teologia e Ciências da Religião, com ênfase em Bíblia, Sociedade e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: exegese, hermenêutica bíblica e feminista, espiritualidade, Novo Testamento, mundo sócio-cultural e bíblia, movimento de Jesus, ecologia, movimentos sociais, relações de gênero e literatura sagrada, Direitos Humanos, história antiga e Bíblia.
Odja Barros
Pastora da Igreja Batista do Pinheiro em Maceió/AL e ajuda a coordenar a Aliança Batista Brasileira. É integrante da CEBI-AL e do Conselho Nacional do CEBI. Colaborou nas seguintes publicações: O calor que une nossos corações; Como um só povo: reflexões sobre a unidade da Igreja.
Ana Luísa Cordeiro
Autora do livro Onde estão as deusas? Asherá, a Deusa proibida, é Mestra em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO. Atualmente, reside em Campo Grande/MS.
Ivoni Richter Reimer participou da coordenação do GT Literatura sagrada, saúde e gênero, que trabalhou com pesquisas que utilizam a categoria de gênero e demais perspectivas interdisciplinares (cultura, história, literatura, hermenêutica) para entender as conexões com os fenômenos religiosos.
André S. Musskopf, um dos organizadores do evento e autor do CEBI, integrou o GT Teologia e sexualidade, saúde reprodutiva e direitos. O objetivo foi apresentar os resultados parciais de projetos de pesquisa com essa temática, e propor atividades que aprofundem a articulação entre pesquisa acadêmica, grupos religiosos e movimentos sociais.
Odja Barros e Ana Luisa Cordeiro foram integrantes da mesa temática Mulheres, Saúde e Poder na Bíblia, que aconteceu na quinta-feira, dia 24 de agosto. Outros temas, como laicidade, direitos sexuais e reprodutivos, também foram debatidos em atividades formativas e culturais da programação do Congresso.
Pessoas de nacionalidades e contextos diferentes participaram do evento, e também puderam conferir os destaques da livraria do CEBI.
Confira os livros mais vendidos!
- Em memória delas
- Mulheres – resistência e luta em defesa da vida
- Ainda feminismo e gênero
- Onde estão as deusas? Asherah, a Deusa proibida, nas linhas e entrelinhas da Bíblia
- A letra mata… o espírito vivifica: conflitos e identidades dos cristianismos originários
- Uma brecha no armário – propostas para uma teologia gay
- Querida Ivone: amorosas cartas de teologia & feminismo
- Maria Vai com as Outras. Mulheres Libertárias Libertadoras da Bíblia
- Dez mulheres muitas vidas
–
Fonte: CEBI Comunicação.