Notícias

Carta Encontro de Juventudes e Espiritualidade Libertadora – Região Sudeste 2016

Primeiramente, fora Temer!

Fé que oprime ou fé que liberta?

Inspirados/as na memória que fortalece a esperança e nos anima a caminhada, o encontro recorda a Tragédia de Mariana que permanece viva em nossas lutas e em nossas lembranças sendo ela um grande desafio contemporâneo que une as diversas expressões de fé e compreensões do sagrado para buscar na diversidade a unidade para, assim, desenvolver novas relações com a casa comum.

A natureza e os seres humanos não estão dissociados, ao contrário, são frutos da mesma criação e possuem uma interdependência intrínseca, algo que nosso modelo de desenvolvimento excludente, homicida e ecocida têm feito e que, por vezes, esquecemos. Da mesma forma, não existe, para nós, uma justiça ambiental que esteja separada da questão social, já que, em geral, quem menos contribui com a degradação ambiental é quem sofre os maiores danos em momentos de desastre. Repudiamos qualquer forma de privatização da água, terra, vento, energia e demais componentes desse mosaico que se chama criação, bem como nos comprometemos com a luta pela/com a terra dos/das pobres e os/as pobres da terra, buscando neles a sabedoria e a esperança.

Denunciamos o golpe jurídico parlamentar sobre a democracia brasileira. Nas manobras procedimentais ficou claro que não foi respeitado o devido processo legal, visto que a presidenta apeada do poder já entrou condenada no processo e os parlamentares, muitos deles sob investigação ou denunciados por crime de corrupção e obstrução de justiça, já a haviam condenado de antemão, como uma maneira de estancar e encerrar as investigações em curso, que lhes poderia custar o mandato e a liberdade.

Esse golpe deixa claro que há a necessidade de se construir popularmente uma verdadeira reforma política, na qual se radicalize a democracia e o povo possa, de fato, exercer sua soberania. A reforma há de ser construída a partir do povo, com a criação de conselhos populares e participativos.

O enfrentamento ao pensamento capitalista é de fundamental importância para desconstrução do atual modelo antidemocrático de comunicação, no qual a informação é centralizada e distribuída de acordo com o interesse de grandes. Sendo assim, apoiamos e fortalecemos as mídias alternativas como saída para uma educação popular que privilegie o acesso completo às informações. Defendemos, com isso, a independência e a democratização dos meios públicos de comunicação

A cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil. Diante desse genocídio, afirmamos nossa denúncia contra um Estado opressor, assassino e racista, cujo seu principal agente é a policia militar, como resquício de nossa história turbulenta da ditadura. Sonhamos com uma realidade em que a juventude negra tenha acessos, direitos e seu espaço reafirmado.

Consideramos fundamental o desafio constante de rever, também, os privilégios de sexualidade, gênero, classe social, religião; assim, destacamos e reivindicamos a necessidade de entender e assumir as lutas, de maneira interconectada. As lutas feministas não estão isoladas, estão perpassadas por outras. Reconhecemos o papel fundamental das juventudes na transgressão como processo na construção de mudanças, com diálogo aberto e crítico com outras gerações. “O corpo é uma festa” (Galeano).

Nos comprometemos com a luta pela construção de um Estado Laico para os diversos povos, no qual se assegure liberdade, respeito e reconhecimento das várias relações com o sagrado e suas manifestações, tendo em vista a superação das desigualdades culturais.

Os nossos corpos se libertam, dançam e sambam em busca de uma fé que liberte e uma espiritualidade que não oprima.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×