Notícias

Que atire a primeira pedra ou separando joio e trigo

Que atire a primeira pedra ou separando joio e trigo

Esta semana, um crime de ódio contra uma menina de apenas 11 anos deixou perplexos todos aqueles que têm a esperança de experimentar a liberdade plena de culto no Brasil. “Tenho medo de morrer”, disse a vítima, que, acompanhada da avó, continuou a ser hostilizada a caminho do IML, onde faria o exame de corpo de delito.

O que pode fazer com que alguém se sinta autorizado a discriminar, ofender e agredir o outro publicamente? Que espécie de respaldo imaginário leva criminosos a investirem até mesmo contra uma criança, certos de que feri-la – ou quem sabe acabar com sua vida – é a coisa certa a fazer?

A convicção dos agressores se fia em uma lei diferente daquela que rege a nós brasileiros, vivendo num Estado laico. É a partir de uma leitura distorcida do sagrado que conseguem enxergar uma estranha pertinência no desejo de acabar com o diferente. Certos de que são o povo eleito e de que o adversário imaginário é o mal absoluto, atiram, infelizmente, não a primeira, mas uma das muitas pedras – essa, por acaso, chegou ao conhecimento público, contrariando a regra quando o assunto é ódio religioso.

São fiéis seguidores de gente que se diz evangélica (conheço muitos que seguem o evangelho e não agem assim), mas gasta muito tempo pensando em “apedrejar” quem identifica como pecadores ou pessoas que cultivam o mal. Convencidos de que são o povo escolhido, querem separar em vida e na história o “joio do trigo”. Mas isso não seria antievangélico?

Na raiz da separação entre um “nós” de eleitos e um “eles” daqueles que devem ser eliminados, qualquer semelhança com o Estado Islâmico, ‘apartaides’ e fascismos é mera realidade! A tomada do Congresso pelas pautas desse grupo que surfa na popularidade reacionária do conservadorismo deve ser combatida, com democracia e direitos para toda gente.

No mesmo Congresso, por esses tenebrosos dias de junho, vai sendo aprovada a lei da menoridade penal, ou como dizem, da redução da maioridade penal. E ainda corre entre comissões uma proposta esdrúxula de Estatuto da Liberdade Religiosa cheio de jabutis para proselitismo entre povos indígenas, fim de punições para agressões religiosas na mídia e outras coisas exóticas que confundem liberdade como liberação para que se faça a imposição sobre o outro, para pregações de negação de outra fé, enfim para a oficialização dos eleitos apedrejadores. Melhor seria o que os movimentos contra a intolerância pedem: um plano nacional de superação desse problema, com medidas claras do Executivo, do que arremedos em “Estatuto sem liberdade".

A situação é grave e conclama a reflexão de toda a sociedade e seus poderes. No ano passado, o disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, registrou 149 denúncias de discriminação baseada na religião. De acordo com IBGE, são quase 600 mil afro-religiosos no Brasil. Um estudo feito pela PUC-Rio mostrou que, somente no estado, de 840 terreiros, 430 foram discriminados. Mesmo que o Rio de Janeiro tenha sido o líder em intolerância no ano passado, a comparação indica que muitos crimes não são notificados.

Vendo esses dados nota-se uma conivência cultural histórica. Afinal parece que paira uma sombra de dúvida naquelas pessoas que, crentes ou não-crentes, se perguntam: será mesmo que não cultuam e cultivam o diabo esses fiéis da umbanda, do candomblé e de outros cultos de origem afro-brasileira? O silêncio e a ocultação, o olhar indiferente para essa minoria de branco e de contas ou guias estranhas no pescoço, gente que mantém essas “crendices” dos negros, ou gente “feiticeira”, não é privilégio dos fundamentalistas da distorção bíblica e antievangélica. Atitudes que persistem mesmo em face às negações e manifestações sobre a fé daqueles de religião de matriz africana, que afirmam não conhecer diabo e não cultivar o mal!

Pois, outra característica que chama atenção é a recorrência com que os atos de intolerância acontecem em espaços públicos, indicando que os agressores não temem praticar seus crimes, talvez por imaginarem que estão acima das leis. O pior é que o limite entre delírio coletivo e realidade vai se estreitando e pode até vir a se desfazer. Com a expansão do conservadorismo religioso, refletido também no legislativo, a suposta lei que legitima a pedrada aproxima-se perigosamente das leis de verdade. E aí muito mais pedras virão.

Uma pedrada numa criança pode mudar tudo? Oxalá sim, por Oxalá, por Deus, por Jeová, por Jesus, por que nome tiver o divino e pelos que querem a paz, a liberdade e a democracia e direitos para toda gente.

Texto: Rafael Soares de Oliveira (Diretor Executivo do Koinonia)

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×