Reflexão do Evangelho

Seguindo uma estrela

Leia a reflexão sobre Mateus 2,1-12, texto de Ana Maria Casarotti

Boa leitura!

Na Festa da Epifania (manifestação) continuamos celebrando o nascimento do Filho de Deus na cidadezinha de Belém.

Não é por acaso que Jesus não nasce em Jerusalém, centro do poder político e religioso. Ele nasce em Belém, uma pequena cidade na periferia, um lugar pobre, cujo único orgulho possível era ser a terra natal de Davi, onde ele foi ungido rei. Por isso, Belém tinha uma história régia.

O profeta Miqueias, na sua defesa aos mais pobres e carentes, já falava sobre este nascimento numa pequena e desconhecida cidade: “Mas você, Belém de Éfrata, tão pequena entre as principais cidades de Judá! É de você que sairá para mim aquele que há de ser o chefe de Israel” (5,1-2).

O texto não oferece quase nenhum dado sobre os magos, somente sabemos que eles são guiados por uma estrela e que não são judeus. Eles nomeiam Jesus como “o rei dos judeus”, nome que será dado novamente na narrativa da paixão.

Em Jerusalém, a estrela que os guia desaparece, e então eles se encontram com Herodes, que pode ser considerado como falso rei. Para Herodes, os magos e a estrela são perigosos, porque desafiam a sua estabilidade política. Ele tenta usar as informações dos magos, mas não consegue, porque eles tomam outro caminho.

Ao sair de Jerusalém, a estrela reaparece e continua guiando-os para Belém. É, sem dúvida, questionador que Deus tenha escolhido nascer entre os pobres, que a irrupção de Deus na história da humanidade tenha acontecido no silêncio e na solidão de uma gruta, sendo testemunhas o céu e os pequenos da terra.

Por que o Deus escondido, que quis se dar a conhecer em Jesus, o faz de forma tão humilde, tão despercebida, tão humana? (Romanos 16,26).

Talvez seja para que o busquemos, para que saiamos ao seu encontro. Ele não impõe a sua presença, só se apresenta de diferentes maneiras. E a mais humilde, plena e terna é em seu Filho Jesus.

Deus nos criou para si. Toda pessoa leva dentro de si o desejo de Deus, de conhecê-lo, de se encontrar com ele, de viver uma vida em plenitude, de um amor infinito.

Todo ser humano leva a marca da eternidade que o impulsiona sair de si em busca dela.Como reza poeticamente Santo Agostinho: “Fizeste nosso coração para ti e inquieto está nosso coração enquanto não repousa em ti”.

Essa sede de eternidade, essa busca, muitas vezes sem saber, de Deus, é a estrela que cada um de nós leva dentro de si. É a presença do Espírito que nos movimenta, que nos põe a caminho de Deus, como aqueles magos do Oriente que Mateus cita no seu evangelho.

Deus nos ama. Ele vem ao nosso encontro na pessoa de Jesus e infunde seu Espírito em nós para que, iluminados pela sua presença, possamos livremente sair na sua busca e viver a alegria de ser encontrados por Ele!

Podemos perguntar-nos: como é possível reconhecer a presença do Espírito?
Uma das maneiras mais simples é por meio dos presentes que ele nos dá, e um deles é a alegria (Gálatas 5,22). Por isso, é que o evangelho nos diz que “ao verem de novo a estrela, os magos ficaram radiantes de alegria”.

Reconhecemos a presença do Espírito em nós? Em que momentos?

Façamos agora uma singela oração ao Espírito que nos habita, agradecendo sua presença e pedindo-lhe que sejamos dóceis às suas orientações.

É importante reconhecer a ação do Espírito, para poder colaborar com ele, aderir a ele. Jesus, no evangelho de João, nos diz que o Espírito nos conduzirá à verdade plena (João 16,13), que é ele! (João 14,6).

Deus atua em nós, mas requer nossa disponibilidade. Cada um de nós pode optar entre seguir a voz do Espírito de liberdade ou seguir outras vozes que nos levam à escravidão do poder, do medo, do egoísmo, da infidelidade.

Os magos são fiéis ao caminho sinalizado pela estrela e vão de Jerusalém a Belém. Finalmente, a estrela parou, e eles são envolvidos no mistério de Deus que se fez presente numa criança: “Viram o menino com Maria, sua mãe” (Lucas 2,11).

Reconhecem nele o Messias esperado de todos os tempos, o Salvador de toda a humanidade. Ao vê-lo, se ajoelham, o adoram, o amam. Estes Magos simbolizam também a presença de toda a humanidade na manifestação de Jesus aos povos.

Depois, não voltaram para Jerusalém, mas partiram para suas terras para comunicar que tinham encontrado e visto o Salvador.

Junto com os magos, tenhamos uma atitude de adoração e acolhida do mistério de Deus  que se nos comunica na gruta de Belém e, assim, “cheios” do Espírito Santo, possamos exclamar olhando o menino: É o Senhor! (1 Coríntios 12,3).

O encontro com Jesus nos leva a partir para uma nova vida, no lugar onde cada um/a vive, trabalha, estuda. Convida-nos a ser comunicadores da ternura e do amor de Deus,  que se faz presente na fragilidade de uma criança!

Como nos lembra Leonardo Boff: “Haverá sempre uma Estrela no caminho de quem busca. Importa, pois, buscar, com mente pura e sempre atenta, os sinais dos tempos como o fizeram os magos”. 

Oração

Nesta festa, façamos nossa esta oração de Edith Stein, judia, filósofa religiosa e mártir (1891-1942).

Quem és tu, luz que me inundas e iluminas a noite do meu coração?
Tu me guias como a mão de uma mãe. Mas, se me deixas, eu sozinha não seria capaz de dar um só passo.
Tu és o espaço que circunda o meu ser e o protege. Se me abandonas, caio no abismo de nada, de onde me chamaste a ser.
Tu, mais próximo a mim do que eu mesma, mais íntimo a mim do que a alma minha. E, no entanto, és intangível e de todo nome quebras as cadeias: Espírito Santo, Eterno Amor.

Referências

BORTOLONI, José. Tire suas dúvidas sobre a Bíblia. São Paulo: Paulus, 1997.
CRB, Nacional. Que nossos olhos se abram! Uma leitura de Mateus em perspectiva do Tesouro. Brasília: Conferência dos religiosos do Brasil/Nacional, 2011.
STEIN, Edith. La mística della Croce. Antologia organizada por W. Herbstrith. Roma: Cittá Nuova, 1991.
SUSIN, Luiz Carlos. Jesus Filho de Deus e Filho de Maria. São Paulo: Paulinas, 1997.

Fonte – IHU

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×