Notícias

Quaresma: o que é?

por Pa. Ettiene Cibele Mittanck via Portal Luteranos*

Na próxima quarta, dia 06/03/19 é quarta feira de cinzas. Com a quarta feira de cinzas inicia um tempo muito especial para a comunidade cristã: o tempo da Quaresma, que se estende até o Domingo da Paixão ou Domingo de Ramos. São quarenta dias = sete semanas. Quaresma caracteriza-se por um tempo para valorizar as memórias dos textos bíblicos, tão essenciais para a espiritualidade cristã.

Recordamos os quarenta anos que o povo de Deus vagou pelo deserto até chegar à terra prometida; os quarenta dias que Jesus ficou no deserto (onde foi tentado pelo Diabo) antes de começar a andar pelas vilas e cidades anunciando a boa-nova do reino de Deus.
É tempo de ouvir a palavra de Deus com devoção e compromisso e recordar o sofrimento e a morte de Jesus Cristo por todos nós.

Quaresma é uma oportunidade para fazermos uma avaliação:

  • Das opções de vida;
  • Das tentações que nos cercam;
  • Das atitudes em relação às outras pessoas;
  • Dos valores que adotamos na vida.

No silêncio e na profunda reflexão, podemos identificar nossas falhas, infidelidades, omissões e tropeços na vida. Na oração de Cristo por seus discípulos encontramos alimento para a fé no tempo de Quaresma: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal” João 17.15.

Sugestões para o “jejum moderno”: vou deixar o carro na garagem e andar mais a pé; escrever cartas para meus amigos e amigas; caminhar no fim da tarde para me exercitar e pensar na vida; prestar mais atenção quando as pessoas falarem comigo; evitar bebidas alcoólicas (e entorpecentes em geral), etc.

Aproveite a oportunidade que o Dia Mundial de Oração (DMO) nos dá: Ore! Que Deus te conduza nesse tempo de Quaresma, tempo oportuno para jejum (de alimentos, pensamentos, hábitos…), oração e reflexão!

Bibliografia:
– TORNQUIST, Brunide Arendt; SILVA, João Artur Müller. É tempo de Quaresma. São Leopoldo: Sinodal, 2005.

Texto da Pa. Ettiene Cibele Mittanck, Paróquia de Erechim – Sínodo Uruguai. Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai. Publicado originalmente no site do Portal Luteranos.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×