Reflexão do Evangelho

O evangelho é muito mais importante que os costumes e tradições!

Leia a reflexão sobre Marcos 7,1-23, texto do Itacir Brassiani

Boa leitura!

A fidelidade de Deus à sua misericórdia e compaixão pela humanidade nos interpela a assumir nossa responsabilidade pelos males que a ferem e a reverter nossas prioridades, quase sempre muito estreitas ou egoístas. E um dos primeiros passos é romper com algumas práticas que adquiriram força de tradição e de verdade: a ilusão de que a fé pode ser vivida sem ligação com a vida concreta; a mania de pedir que Deus mude o mundo sem nosso empenho; a hipocrisia de ostentar publicamente uma retidão que não vai além da própria pele; o mito de que a única saída para os problemas sociais é cada um cuidar de si mesmo.

O amor solidário e compassivo de Deus, manifestado e atestado definitivamente em Jesus Cristo, não muda jamais. E não muda também o amor como único caminho possível para construir outro mundo. O apóstolo Tiago insiste: “Ele nos gerou por meio da Palavra da verdade para que nos tornássemos as primeiras dentre as suas criaturas”. E acrescenta: “Religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em aflição e manter-se livre da corrupção do mundo.” Nosso batismo expressa esta vocação dos cristãos: ser os primeiros a viver o amor como princípio, meio e fim.

Quando falamos em amor não estamos nos referindo a um vago sentimento interior, mas a um dinamismo envolvente, que encontra em Jesus sua máxima expressão e concretude: trata-se de reconhecer os outros em sua dignidade, de valorizar sua verdade e atender suas necessidades. E isso comporta decisões e ações concretas que passam longe do medo de não sujar as mãos, que nos envolvem em lutas, que nos levam a compartilhar os sofrimentos e humilhações que decorrem disso.  É isso que significa manter-se livre da corrupção, socorrer os órfãos e as viúvas, como diz o apóstolo Tiago.

É lamentável observar que inda hoje alguns cristãos, inclusive consagrados e ordenados, estejam mais preocupados com a limpeza das mãos ou com a roupa adequada daqueles que se aproximam da eucaristia que com as fraturas, divisões e injustiças que ferem o corpo de Cristo no corpo dos homens e mulheres humilhados e excluídos da mesa da vida. Eles priorizam a limpeza das toalhas, patenas e cálices, dão a máxima importância a panos e hábitos vistosos, mas pouco se importam com as atitudes verdadeiramente anti-evangélicas que precisam ser combatidas e mudadas.

É esta a “lei” que os legistas e fariseus defendem diante da liberdade de Jesus e dos seus discípulos. “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, pois comem o pão sem lavar as mãos?” A eles não interessa a partilha dos pães e peixes que alimentara uma multidão, mas o fato de que os discípulos e todo o povo haviam comido sem lavar as mãos! E o pior é que eles têm seguidores/as hoje, inclusive fora do âmbito religioso: pessoas que querem salvar as leis do mercado à custa da fome que mata milhões. O caminho trilhado e proposto por Jesus de Nazaré é bem outra coisa!

A verdade é que alguns costumes irrelevantes e hábitos perniciosos vão conquistando uma importância cada vez maior, e acabam aparecendo à nossa consciência como expressões da vontade de Deus. Quanta discussão sobre se é permitido receber a hóstia na mão ou não, e quanta polêmica em torno da prática de chamar leigos e leigas a proclamar o Evangelho numa celebração eucarística! E sem falar na comunhão aos casais separados ou recasados. Tradições humanas que ocupam o lugar da vontade de Deus!

Jesus estabelece um princípio que “crava” o discernimento de cada dia, e em todos os casos: “O que vem de fora e entra na pessoa não a torna impura; as coisas que saem de dentro da pessoa é que a tornam impura”. O que nos torna dignos ou indignos não é nossa condição social, nosso grau de estudo, nossos recursos e bens, nossa orientação sexual ou nossa pertença religiosa, mas as ações e decisões que tomamos, as relações que estabelecemos. “Pois é de dentro do coração das pessoas que saem as más intenções, como a imoralidade, roubos, crimes, adultério, ambições sem limites, maldades…”, esclarece Jesus.

Jesus, Palavra viva e libertadora do Pai, tu nos pedes que não confundamos a Boa Notícia que liberta com nossas doutrinas, medos e interesses. Tu nos ensinas que não são os aspectos externos que nos fazem bons ou ruins aos olhos do teu Pai. Abre nossos olhos, nossos ouvidos e nosso coração à tua Boa Notícia. Ajuda-nos a reinventar evangelicamente tua Igreja, tão devedora de tradições fossilizadas. E ajuda-nos a distinguir, entre nossas lideranças, os trapaceiros daqueles que tem compromisso com o povo. Assim seja! Amém!

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×