Reflexão do Evangelho

Eu Sou o Pão da Vida

Leia a reflexão sobre Jo 6,24-35, texto de Tomaz Hughes.

Boa leitura!

Continuamos uma série de leituras dominicais a partir do sexto Capítulo de João. Este capítulo é extraordinariamente denso em conteúdo e muito carregado com a simbologia judaica da época de Jesus. Hoje o tema central versa sobre Jesus como “O Pão da Vida”.

No Antigo Testamento, muitas vezes o termo “pão” é usado como símbolo da Palavra de Deus; por exemplo, Is 55,10-11; Amós fala de fome, mas não fome de pão, nem sede de água, mas fome de escutar a Palavra de Deus em Am 8,11-12; A Sabedoria convida os simples a comer do seu pão e beber do seu vinho em Pr 9,5; Sirac (Eclesiástico) fala da sabedoria que alimenta as pessoas com o pão de compreensão e a água de sabedoria (Eclo 15,4). Até o maná no deserto chegou a ser usado como símbolo da Torá, ou Lei (Dt 8,2-3). Podemos ligar essas ideias com Cap. 6 de João.

Divisão do Capítulo:

– 1-15: Partilha dos pães

– 16-21: Jesus anda sobre as águas

– 22-24: Situa o discurso

– 25-29: Introdução ao discurso

– 30-40: Discurso

– I parte: 30-34

– II parte: 35-40

– 41-51: Segunda Parte

– 52-58: Terceira Parte

– 50: Aparte

– 60-61: Reação e opção dos discípulos

O início do relato deixa claro que a multidão reconheceu o poder de Jesus, mas era incapaz de entrar mais profundamente no sentido dos seus sinais. Lembremos que o Quarto Evangelho não usa o termo “milagre” para as sete ações principais de Jesus (água transformada em vinho em 2,1-12; a cura do filho do funcionário real em 4,46-54; a cura de um paralítico na piscina em 5,1-18; a partilha dos pães em 6,1-15; o caminhar sobre as águas em 6,16-21; a cura do cego de nascença em 9,1-41, e a ressurreição de Lázaro em 11,1-44), mas “sinais”, embora haja ainda edições da Bíblia que traduzem de maneira errada. Com certeza foram “milagres”, mas João quer enfatizar o fato de serem sinais, ou seja, que devemos aprofundar o que eles querem nos ensinar sobre a identidade e missão de Jesus.  O povo busca as vantagens imediatas que pode receber de Jesus, corre atrás dos milagres, mas não entende o sentido do sinal que cada milagre mostra. Jesus insiste que a fé nasce da capacidade de reconhecer as obras d’Ele como sinais que demonstram uma verdade mais profunda – que Jesus é o alimento que faz viver. Assim, o Filho do Homem vem do céu e os sinais que Ele opera garantem a sua origem e a sua missão. Jesus quer que creiam e recebam o que Deus lhes oferece n’Ele.

A turba quer saber de um sinal para que pudesse “ver” e “crer” em Jesus. Mas, na visão do João, o “ver” real é conseguir descobrir a realidade completa de quem realiza os sinais, e não parar só nos sinais externos. No fundo a multidão quer que Jesus confirme as suas expectativas messiânicas, realizando milagres – e não entendem a profundidade da mensagem de Jesus, que ultrapassa tais expectativas.

Os próprios judeus começam a falar da história do maná no deserto. No tempo de Jesus, muitos doutores da Lei ensinavam que o dom do maná era o maior prodígio do tempo do Êxodo. Jesus reformula as expectativas apocalípticas da época, que esperavam de novo maná do céu, insistindo que o verdadeiro pão da vida é dado pelo Pai e não por Moisés; que o Pai “dá”, não “deu”, e que o pão que o Pai dá é aquele que veio dar a vida ao mundo. Jesus é realmente o “pão da vida” porque crer n’Ele é participar da verdadeira vida.

Nesse trecho encontramos Jesus usando a frase “Eu Sou” – o que soava aos ouvidos dos judeus da época como referência ao nome de Deus na história do Êxodo “Eu Sou aquele que sou” (Ex 3,14). Tudo aponta para a verdadeira origem de Jesus, e o fato que a verdadeira vida só se acha n’Ele.

Hoje, esses versículos nos desafiam para que ultrapassemos os limites de uma religião superficial, e para que nos mergulhemos no mistério de Jesus, criando relacionamento cada vez mais profundo com Ele e assumindo uma vida de verdadeiros discípulos-missionários, apaixonados por Ele e pelo seu projeto, o projeto d’Aquele que veio para que “todos tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

 

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×