Partilhas

Uma Criança nos Foi Dada… Reflexão sobre o tempo do Natal

Sempre que preciso falar sobre o Natal começo dizendo que Natal não é aniversário. Natal é memória de um acontecimento. Natal é memória do verbo que se fez carne e habitou entre nós (Jo 1,14)!!! É memória do Deus Emanuel, do Deus conosco, que caminha entre nós.

Porém, cada vez mais vemos o Natal perdendo o seu significado primeiro. Cada vez mais temos filmes de Natal que não falam sobre Jesus. É um tal espírito natalino. E o que é esse espírito natalino? Falam de união, de amizade, família, de compras, presentes, mas não falam em Jesus. Se temos uma coisa que está verdadeiramente desprovido de fé em Deus é o Natal!!!

Em Is 9,6 (na Bíblia de Jerusalém da Paulus) diz: 5Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, ele recebeu o poder sobre seus ombros, e lhe foi dado este nome: Conselheiro-maravilhoso, Deus-forte, Pai-eterno, Príncipe-da-paz…

Tanto a criança quanto a semente trazem em si toda potencialidade!!! Porém, para tornarem-se necessitam ambiente, cuidados, proteção e alimento.

Confesso que tenho pensado o Natal também de outra forma. A centralidade continua sendo Jesus. Mas como tudo que é muito pequeno necessita de cuidados para crescer e se desenvolver, tenho pensado em quem cuida para que a semente e a criança se desenvolvam com toda proteção necessária.

Jesus nasce criança. Necessita ser cuidado, alimentado, protegido!!! Assim também acontece com a semente do projeto do reino libertador de Deus. Esse projeto de libertação que também foi gestado e protegido por muitas pessoas, principalmente mulheres.

A memória do nascimento de Jesus, não é o início do projeto do Reino, mas continuidade. Em Ex 1,15 com as parteiras no Egito já temos o início desse projeto de libertação/salvação. De Mirian a Maria esse projeto vai se desenvolvendo junto com o povo empobrecido, marginalizado e oprimido.

Dizem que o nome Maria era muito popular na época do Segundo Testamento, mas não dizem o porquê. Mirian/Maria em hebraico é o mesmo nome. As mulheres fazem memória em seus corpos pois elas são apagadas das histórias oficiais registradas em livros. E o patriarcado insiste em dizer que nós não sabemos e não entendemos das coisas de Deus!!!

Quando o Anjo anunciou a Maria que ela seria a mãe do salvador e ela pergunta como se dará, não é um questionamento de quem não sabe. É um questionamento de quem quer entender os passos futuros para se por a caminho, ela Maria e tantas outras Marias que já gestaram sementes de libertação, que já sonharam com um outro mundo possível sabem que necessitam de redes de apoio, de Isabéis. Pois sementes do Reino não florescem sozinhas, são sementes gestadas em mutirão. E nós necessitamos saber onde estão as casas abertas, os braços acolhedores e os abraços necessários para suportar as lutas cotidianas que necessitamos travar para a germinação das sementes do projeto do Reino.

Retomando o texto de Isaias que nos diz que a essa criança será o príncipe da paz. Um príncipe necessita de um reino. O príncipe da paz necessita de um reino de paz e Isaias 32,17 nos diz que a paz é fruto da justiça. E que mundo injusto estamos vivendo!!!

É Natal, memória do nascimento de Jesus, o príncipe da paz.

A cada 23 minutos um jovem negro é morto no Brasil. A cada dois minutos, uma mulher é vítima de violência doméstica. A cada 8 minutos uma mulher é estuprada e a cada 6 minutos uma mulher é morta por ser mulher. A cada 38 horas uma pessoa lgbtqiapn+ é assassinada. Mais de 260 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil. Esses são alguns dados aproximados das principais agências de notícias do Brasil em 2023/2024.

A paz é fruto da justiça…

Como pessoas cristãs precisamos construir um reino de paz para que o príncipe da paz, Jesus, possa reinar. O projeto é construção, ele não está pronto. Ele já nasceu, está em processo. Porém, nós temos que nos comprometer com este reino, pois ele é de nossa responsabilidade. Reino de Justiça e Paz.

Que neste Natal possamos gestar um mundo mais justo e solidário, amoroso com muita responsabilidade social. Um mundo de justiça e paz!

Que o projeto de Deus que se concretiza em Jesus que é gestado por tantas Marias e Josés encontre manjedouras. Manjedoura que é lugar de alimento, sustento, comida. Que possamos refletir sobre o nascimento desta criança, pequena e frágil como toda criança, como toda semente que traz toda a potencialidade em si. O reino de Deus já nasceu, já está entre nós. Vamos fazê-lo crescer, florescer e se espalhar com raízes profundas de justiça e paz.

Um feliz Natal!!!

Ana Selma
CEBI-CE

Nenhum produto no carrinho.