Partilhas

O que podemos aprender com os Magos hoje, cf. o Evangelho de Mateus 2,1-12?

1- Eles eram diferentes em seus pensamentos e crenças, mas suas diferenças lhes uniram em um único objetivo: visitar e presentear a criança que nascida em Belém.
2- Eles tinham conhecimento e deixaram-se guiar pela sabedoria e instrumentos de seu tempo. Nós também podemos ser guiados pelo conhecimento que liberta, constrói e une pessoas e nações hoje, em prol de um mundo mais humano e amoroso.
3- Eles tinham bens e queriam compartilhá-los! Grande sabedoria para nossos tempos onde somos constantemente ensinados/as a não reter tudo para si, mas a partilhar. De que serve a vida se não for uma dádiva e um compartilhamento sábio, como compartilhar nosso tempo, tempo juntos, nossos bens, nossos dons… porque, afinal, tudo o que temos e tudo o que somos vem de Deus.
4- Eles tiveram a coragem e a humildade de pedir ajuda e forma, inclusive, falara com Herodes, o representante político do poder da época. Não temeram diante de poderes humanos e romperam medos e barreiras. Os Magos nos convidam a abrir os olhos e a mente para que não sejamos enganados pelas mentiras dos poderosos da mídia e, como eles, busquemos formas alternativas de garantir a vida do Rei que vem do povo.
5- Eles estavam abertos para serem guiados por Deus, pela estrela brilhante, e, por isso, seguiram um caminho diferente que lhes livro da morte!
6- Os sábios do Oriente foram pelo caminho, juntos! Poderiam ter se separado e cada um ter escolhido um caminho diferente, mas talvez soubessem que juntos eram mais fortes, que juntos poderiam fazer mais, que juntos poderiam ajudar uns aos outros e permanecer fiéis ao objetivo de ver a criança em Belém. E assim fizeram, juntos, permaneceram fiéis ao seu caminho e não se deixaram desviar pelas vozes dos opressores. Deus se revela ao mundo como Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Duas ou mais pessoas formam uma comunidade. Que também em nossa vida os momentos de comunhão nos mantenham firmes e fiéis a Deus e à sua tríade da paz, justiça e amor neste mundo.
7- Eles foram até Belém porque foram guiados por um sinal, foram pacientes e souberam dar ouvidos aos sinais de Deus. Talvez hoje precisamos aprender e reaprender a ler os sinais que o universo nos envia, o pedido de cuidado e zelo pela criação que vem a este mundo, a cada novo dia.
8- E, por último, mas não menos importante, eles sentiram grande alegria:
“Quando viram a estrela, regozijaram-se com grande alegria”. Mateus 2.10
Há alguns dias, li uma frase nas mídias sociais que dizia: “A alegria é revolucionária”. Uma frase tão simples, mas tão poderosa.
Sim, permanecer alegre em tempos difíceis é revolucionário, a alegria transforma. A alegria é contagiosa, a alegria move as pessoas, a alegria nos mantém pessoas vivas, ativas, cativantes.
Com o que você está feliz hoje? O que te faz realmente feliz?
Que você tenha muita coragem para vivenciar a alegria que provém das coisas simples, gentis e amáveis, a alegria divina e integral.
Que a alegria neste novo ano e permaneçam revolucionária em meio a todo o caos, em meio às guerras, em meio aos poderes que querem nos impedir de visitar, ver e e presentear o Menino Deus que vem ao nosso encontro em meio a tudo e todos que querem nos afastar de Deus e de seu encontro conosco.
Não nos esqueçamos de que ele veio ao mundo para ser o Deus conosco, o Deus que nos dá, sonha e deseja a Paz, o Deus comigo, contigo, conosco. Deus entre nós! Deus-Emanuel personificado em Jesus Cristo!
Com os magos, as nações dão as boas-vindas ao Messias, que se revela a todos os povos.
Que o Menino Deus nascido em Belém continue se revelando a você e a mim por meio de tantas maneiras inusitadas, loucas e sábias, hoje e sempre, Amém!
Pastora Cristina Scherer

Alemanha
Janeiro de 2025

Nenhum produto no carrinho.