Notícias

A vida e a graça [Marcel Domergue]

É chocante o paralelismo entre o mundo de trevas e de morte, e o universo de luz e de vida. A solidariedade com o primeiro Adão não foi abolida. Vai desabrochando e tornando-se vida, em comunhão com Jesus Cristo. Ele é o vencedor da tentação. E ao reino do pecado e da morte sucede o reino da vida e da graça.

A reflexão é de Marcel Domergue (+1922-2015), sacerdote jesuíta francês, publicada no sítio Croire, comentando as leituras do 1º Domingo da Quaresma, do Ciclo A (05 de março de 2017). A tradução é de Francisco O. Lara, João Bosco Lara e José J. Lara.

Eis o texto.

Referências bíblicas

1ª leitura: A criação e o pecado dos nossos primeiros pais (Gênesis 2,7-9;3,1-7)

Salmo: Sl.50(51) – R/ Piedade, ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós.

2ª leitura: Ali onde o pecado se multiplicou, a graça se fez superabundante (Romanos 5,12-19 ou 12.17-19)

Evangelho : Jesus jejua quarenta dias e é tentado pelo demônio (Mateus 4,1-11)

Uma chave para abrir o Evangelho

Digamos imediatamente que nem a primeira leitura nem a segunda nos devem fazer tomar Adão por um personagem histórico. Paulo diz com clareza ser ele uma «figura» (versículo 14): uma figura antitética, em negativo, daquele que devia vir: Cristo. Adão representa tudo que no homem é a recusa da confiança e finalmente, portanto, do amor. Em resumo, Adão existe em cada um de nós. Mas olhemos pelo lado do Cristo.

No evangelho, Jesus acaba justamente de receber o Espírito, tendo em vista a sua missão. Mesmo assim, o Espírito não o poupa: conduziu-o imediatamente para o deserto. Só que não se trata mais do Éden, como em Gênesis 3, mas do deserto provocado pela recusa do homem (Gênesis 3,18).

Jesus vai então retomar a história desde o seu começo, para, desta vez, ter sucesso no que o homem anterior havia falhado. Também ele, o Cristo, vai ser por sua vez submetido à tentação fundamental: de recusar o Outro, recusando a sua Palavra e buscando valor e verdade somente em si mesmo.

Israel também conheceu esta mesma tentação no deserto, e, sem dúvida, é a experiência do Êxodo que se encontra simbolizada em Gênesis 3. O «relato» das tentações de Jesus é, pois, um texto chave que nos dá o sentido de tudo o que vai ser relatado nos Evangelhos: a recusa até à morte da tomada do poder, a fim de abrir para os homens um caminho de liberdade. Em Cristo, Deus vai fazer-se o último e, finalmente, dar a sua própria vida pela multidão.

O convite a pôr Deus à prova

Lembremos o Salmo 95: «Não fecheis os vossos corações como no deserto, quando vossos pais me provocaram e tentaram (…) Quarenta anos (aqui, quarenta dias) esta geração me desgostou» A desconfiança? «Poderá Deus nos preparar uma mesa no deserto?» Deus respondeu com o Maná, o «pão do céu». Aqui, lemos: «Manda que estas pedras se transformem em pães».

A fome dos Hebreus, a fome de Jesus e a atração do fruto «saboroso ao paladar»; os textos se superpõem. Mas, a cada vez, o que se trata exatamente é de pôr Deus à prova: estará Ele conosco verdadeiramente? Será que Ele, de fato, é amor? Façamos um teste para saber se Deus é bom ou mau… Ora, querer o conhecimento do bem e do mal é pretender julgar a Deus.

No evangelho, tudo se passa como se uma voz interior dissesse para Jesus: Ouviste a voz que te disse: «Tu és o meu Filho amado e tens todo o meu amor.» Então, vamos ver, vamos verificar: «Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães (…) lança-te daqui do alto do templo (…) adore o poder, tornando-se assim senhor de todos os reinos do mundo».

E esta voz interior, de onde vem? O texto fala que do demônio; mas não é o demônio, o semeador da divisão, o adversário, como que uma parte de nós mesmos? Não será o demônio esta resistência que oferecemos à revelação do amor que nos funda? Cristo fez seu tudo (em) que (se) constitui a condição humana, exceto o pecado; sequer fez economia da tentação.

Sob a aparência do bem

Sempre a antiga questão do conhecimento do bem e do mal. O fruto mortal de Gênesis 3 parecia belo de se ver, bom de se comer e «desejável para se alcançar conhecimento». Então, o que haveria de melhor do que transformar as pedras em pães? Assim se poderia dar de comer a todos os famintos do mundo. Colocar nas mãos de um só os povos todos do mundo, não seria este o caminho da paz? É exatamente o que algumas grandes potências parecem pensar.

O tentador utiliza até mesmo as Escrituras: não são «Palavra de Deus»? Cita, portanto, o Salmo 91,11-12. Nos Exercícios Espirituais, Santo Inácio fala da tentação sob a aparência do bem. Creio que toda tentação, ou quase, assim se apresenta: como um bem a se buscar, a se promover, a se favorecer. Defender a fé? Excelente! Mas temos a Inquisição.

Em nome de Deus pode-se fazer o contrário de Deus, que é amor. Então, sob o pretexto de defendê-lo, crucifica-se quem nos disse para colocar a espada na bainha, porque a violência só pode gerar mais violência (Mateus 26,52). Foi por «boas razões» que Jesus foi morto, cf. João 18,14.

Jesus responde às tentações – e é fundamental – por citações da Lei, tiradas todas do Deuteronômio. É no Livro que ele descobre o que deve fazer (Hebreus 10,7). Não veio para cumpri-lo? A respeito do Cristo, a fim de pôr em evidência a sua humanidade, Paulo diz: «nascido de uma mulher, nascido sob a Lei» (Gálatas 4,4)

“Se és Filho de Deus”

No Batismo, prefiguração de sua passagem pela morte, Jesus acaba de ouvir a «voz vinda dos céus» dizer a seu respeito: «Este é o meu Filho amado que tem todo o meu amor.» E, em seguida, irá reviver por quarenta dias a provação atravessada por seu povo durante quarenta anos, número simbólico, representando a totalidade de uma existência. Provação da fome, da impotência diante dos povos encontrados, e de uma caminhada que não terminava mais.

O Filho de Deus – e em seguimento a Ele os filhos todos de Deus que somos nós – será tentado a escolher, em vez da segurança apenas do «pão de cada dia», a acumulação de riquezas, a ocupação dos primeiros lugares, a ilusão do poder e de ser plenipotenciário na família, na cidade e no mundo. Lembremos: pediram a Jesus «um sinal no céu», queriam fazê-lo rei, esperavam que expulsasse os Romanos e restabelecesse a soberania de Israel.

Jesus, no entanto, utilizou o seu poder somente para curar e para alimentar. Pediu a todos os que curou não fazerem publicidade disto. E quando a sua vida foi ameaçada, não pediu que as legiões de anjos viessem em sua defesa. Devemos crer que Jesus foi tentado na verdade pelas mesmas nossas ambições clássicas, e outras mais. E que, da mesma forma, conheceu nossas tristezas, como na morte de Lázaro, por exemplo; as nossas decepções, como diante da incredulidade de seus concidadãos. Mas também a fome, a sede, a fadiga, etc.

Deus fez-se homem e, com exceção do pecado, viveu tudo o que temos de viver, conforme nos diz as Escrituras. E no modo pelo qual viveu a sua humanidade foi que ele se revelou Deus. Resistiu à tentação de ser um “super-homem”. Por isso, certamente, pela decepção que provocou, é que foi crucificado, como um “sub-homem”.

A última tentação

«Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.» No outro extremo de sua vida, Jesus ouvirá: “Se és o Filho de Deus, desce agora da Cruz.” Já durante o processo, o sumo sacerdote havia-lhe dito: «Diz, se és o Cristo, o Filho de Deus.» Como vemos, a questão da identidade se põe ao longo de todos os Evangelhos. E se põe hoje, para cada um de nós: quem é este homem? Os discípulos deverão esperar a Ressurreição para que a resposta se imponha.

Durante o processo, Pedro, que em Mateus 16,16 havia dito: «Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo», responde aos que lhe pedem contas de sua relação com Jesus: «Não conheço este homem». Descer da Cruz e levar a vida de todo mundo será sem dúvida a última tentação de Cristo, e a que resume todas as outras. Mas ele sabe que deve cumprir as Escrituras.

Por isso responde ao tentador, a esta voz interior que lhe diz para evitar o pior, citando as Escrituras. E não é com quaisquer citações: é com o Deuteronômio, com a Lei. Ei-lo, pois, na situação de cada um de nós. Ou não é Ele mesmo o Verbo que sai da boca de Deus para nos dizer, em primeiro lugar, a Lei? Devemos notar que o tentador havia citado, ele mesmo, o Salmo 91.

O que indica, portanto, que podemos fazer um mau uso das Escrituras, desviando-a de seu sentido. Não esqueçamos que é em nome da Lei que Jesus será condenado (João 19,7). Esta Lei vai ser ultrapassada e será substituída por uma nova Lei, a do próprio Cristo, que dá a sua vida por amor. Assim se revelará enfim a verdadeira face de Deus.

Fonte: www.ihu.unisinos.br, 03/03/2017.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

mersin eskort
×