Bem vindo(a) ao CEBI ! (51) 3568-2560

Quaresma: Paixão pela Vida

Quaresma: Paixão pela Vida
28 de fevereiro de 2018 CEBI Secretaria de Publicações
Devocionário de domingo, 04 de março de 2018.

“Aí o Rei responderá: ‘Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram'”. (Mateus 25.40)

Estamos na Quaresma, lembrança de sofrimento, paixão de nosso Senhor Jesus Cristo. Violência e dor estão próximos a nós. Paixão lembra o amor de Deus, do Deus que não fica indiferente diante do sofrimento da sua própria criação.

Deus se compadece assumindo a nossa angústia, a nossa morte. Esta é a paixão, o amor de Deus que ele próprio não necessita, mas nós precisamos desse amor divino.

A história registra no passado epidemias que fizeram muitas vítimas. Não havia descobertas preventivas  semelhantes como hoje. Mas o sofrimento da humanidade não mudou. Mesmo com as descobertas do mundo moderno, as epidemias de hoje são a miséria, a falta de princípios com uma vida digna. Jesus Cristo continua sendo crucificado na cruz, pela indiferença e descaso  com os nossos pequeninos irmãos e pequeninas irmãs (Mateus 25.31-46). O  mundo ainda não suporta a verdade revelada em Jesus Cristo.

Deus passou pela cruz, mas não permaneceu no calvário. A Páscoa surgiu. Jesus ressuscitou! A morte, o sofrimento e os seus agentes  foram  derrotados para sempre. Já experimentamos o sabor da nova vida em Cristo, que ressuscitou e nos transforma em novas criaturas . Isto é a certeza de que o sofrimento não possui a última palavra sobre toda a criação de Deus.

Fonte: Texto de Werner Kiefer, Porto Alegre, RS. Publicado no Devocionário Semente de Esperança 2018, por Editora Sinodal, Pastoral Popular Luterana e IECLB.