Notícias

O Tempo da Criação 2019 – De 1º de setembro a 4 de outubro

via IECLB – Portal Luteranos*

Um convite a todos os cristãos para celebrarem a boa dádiva da criação, reconhecendo a responsabilidade de proteger toda a biodiversidade da Terra

No período de 1º de setembro a 4 de outubro, cristãos de todo o mundo se unem para orar e cuidar da criação de Deus. Denominado de Tempo da Criação, essa comemoração global teve início em 1989, com o reconhecimento do Dia de Oração pela Criação, celebrado em 1º de setembro.

Tempo da Criação é um convite a todos os cristãos para celebrarem a boa dádiva da criação, reconhecendo que ela foi entregue às pessoas como um presente, juntamente com a responsabilidade de proteger toda a biodiversidade da Terra. Neste período, a comunidade cristã é chamada a refletir sobre como habitar o planeta de forma mais sustentável e fazer ouvir sua voz na esfera pública.

No Brasil, a iniciativa é promovida pela campanha Renovar Nosso Mundo, em parceria com várias organizações, denominações e igrejas cristãs. A intenção é alcançar o maior número possível de igrejas evangélicas. Existem diversas formas de se envolver: organizar um culto temático, promover um tempo de oração ao ar livre, participar em alguma campanha, reunir um grupo para fazer a limpeza de um local público, adotar hábitos sustentáveis, compartilhar nas redes sociais os cartões de oração e os desafios diários preparados para o Tempo da Criação, entre outros.

Todas as orientações, recursos e ferramentas da campanha, com link para download, estão no Guia de Celebração, que oferece sugestões de liturgias, orientações sobre como organizar um tempo de oração, dicas de hinos, músicas e poemas, e uma tabela com textos bíblicos para criação de sermões, tudo voltado para a temática da criação. Também há um Guia Infantil, com conteúdo adaptado para trabalhar com crianças. (Acesse o Guia em anexo.)

O tema de 2019 é “A teia de vida: a biodiversidade como bênção de Deus”, baseando em Gênesis 9:12-13: “Deus disse: ‘Eis o sinal da aliança que eu faço convosco e com todos os seres vivos que vos cercam, por todas as gerações futuras. Ponho o meu arco nas nuvens, para que ele seja o sinal da aliança entre mim e a terra’.” De acordo com o comitê gestor do Tempo da Criação, esse tema foi escolhido porque ajuda a refletir sobre dois fatores essenciais acerca da criação: ela vem de Deus e a igreja tem um papel a desempenhar nela.

Por que proteger a biodiversidade

Hoje, a ação e o estilo de vida humanos estão destruindo a criação de Deus em um ritmo nunca visto antes. Houve um declínio de 60% nas populações selvagens em todo o mundo entre 1970 e 2014, de acordo com o Living Planet Report 2018. As razões são diversas: desmatamento, destruição de habitats, mudanças climáticas e poluição do solo, da água e do ar, incluindo a poluição de plástico nos oceanos.

O testemunho bíblico nos mostra que a teia de vida – isto é, a biodiversidade – não importa apenas porque o bem-estar humano depende de ecossistemas estáveis e dos serviços que estes têm a nos oferecer, tais como água limpa, alimentos, oxigênio, roupas e controle climático, além de todos os “recursos” que usamos da natureza. A biodiversidade importa porque Deus dá valor a cada espécie criada e por uma questão de justiça. São os grupos mais pobres que mais dependem da saúde dos ecossistemas, e são eles os mais gravemente afetados pela degradação dos sistemas naturais que sustentam a vida.

Publicado originalmente no Portal dos Luteranos.

situs judi bola AgenCuan merupakan slot luar negeri yang sudah memiliki beberapa member aktif yang selalu bermain slot online 24 jam, hanya daftar slot gacor bisa dapatkan semua jenis taruhan online uang asli. idn poker slot pro thailand

Seu carrinho está vazio.

×